Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natal: Especialista dá dicas para decorar a mesa gastando pouco

23 de Dezembro de 2020 às 09:24

Especialista dá dicas para decorar a mesa de Natal gastando pouco. Crédito da Foto: Divulgação / Mesa Com Posta

Com um ano marcado pela pandemia de Covid-19, o Natal chega para trazer alegria para todos. E, por isso, a magia natalina conquistou muito mais pessoas em 2020. “Vi muita gente que não montava decoração natalina e nem pensava na mesa para o Natal falando que irá fazer, até como uma forma de celebrar a vida e espantar a tristeza de tudo o que passaram nesse ano”, destaca Gabriela Lustosa, especialista em decoração e interiores.

Notando o interesse crescente do público no universo da decoração, Gabriela se tornou uma das mais de 1,1 milhões de pessoas - segundo o Portal do Empreendedor - que decidiram empreender na pandemia. “Houve um aumento na procura por assuntos e itens de decoração, esse mercado cresceu muito e, para o Natal, a tendência principal é a retomada do espírito natalino familiar”, complementa.

Com as medidas de restrição sobre a pandemia do novo coronavírus, a tendência é que a população se reúna no Natal sem aglomerações, em grupos familiares menores. “A ceia deste ano, apesar de ter menos pessoas, será feita com um cuidado maior, mas com muito carinho”, avalia a decoradora.

Por conta disso, nada melhor do que deixar o momento ainda mais especial, apostando nos detalhes. “É uma festa, mesmo que esse ano seja restrita à poucos, então capriche na decoração. É muito gostoso esse momento. Use suas melhores coisas, que não necessariamente sejam as mais caras, e aproveite para trabalhar sua criatividade”.

Entre as dicas para deixar o momento mais íntimo, é apostar em itens personalizados. É possível, por exemplo, usar tags com nomes, deixar recados na decoração, apostar em doces personalizados ou até mesmo a foto de cada um dos convidados. “São pequenos detalhes que mostram o carinho e cuidado com quem você irá receber. E dá para fazer à mão mesmo se você não conseguir imprimir”, conta.

Cores para transformar

Embora o vermelho continua sendo tradicional na decoração deste período, Gabriela explica que a tendência para 2020 é que as pessoas tragam cores para a casa e para a mesa.

“A aposta é sempre certeira no tradicional vermelho, cor que lembra o Natal, mas a combinação com o verde, dourado e branco dão um resultado muito elegante e podem até mesmo ganhar destaque na decoração”, explica Gabriela, ressaltando que, para quem busca tons diferenciados, a dica é apostar nos tons rosé e verde água, que fogem das tonalidades tradicionais mantendo a elegância da data.

Especialista dá dicas para decorar a mesa de Natal gastando pouco. Crédito da Foto: Divulgação / Mesa Com Posta

Arrumando a decoração

O primeiro passo para acertar na decoração da mesa natalina é tentar se planejar com antecedência e não olhar apenas para mesa de forma isolada. De acordo com Gabriela, dessa forma é possível pensar no conjunto do ambiente da decoração. “Se você vai passar a noite de Natal em uma chácara ou fazenda, por exemplo, uma alternativa é apostar em uma decoração mais rústica e pontuar com as cores tradicionais”, detalha.

Para a mesa, não é preciso gastar muito para garantir a elegância que a data merece. É possível usar o que já tem em casa, sem a necessidade de comprar novos itens. Pratos brancos simples ou transparentes, por exemplos, podem ajudar em uma linda composição. Também é possível usar copos ao invés das taças. “Claro que se você tiver um jogo de pratos bonitos ou quiser comprar um, é legal. Mas se não tiver, use o que já tem. O importante é a intenção e carinho ao pensar no momento e nas pessoas que estão com você.”

Como sempre, a criatividade é uma excelente aliada de quem quer decorar sem gastar. É possível usar decorações natalinas de anos anteriores, organizando-as de forma e em lugares diferentes. Hoje também existem alternativas descartáveis no mercado com design e qualidades muito bons, por um preço acessível.

Outra dica é apostar no simples. Não é preciso colocar várias taças na mesa, por exemplo, se os convidados não utilizarem todas durante o jantar. “Só colocar à mesa o que você for usar. Nada de usar jogo americano e toalha juntos, por exemplo, é preciso escolher um ou outro”, conclui a especialista.

Galeria

Confira a galeria de fotos