Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espetáculo celebra a cultura nordestina

12 de Maio de 2019 às 06:30

Espetáculo celebra a cultura nordestina “Abraço que vós me nordestes”, do intérprete-criador Erico Santos, traz uma dança-poesia inspirada na vida e na obra do mestre Sebastião Biano. Crédito da foto: Divulgação / Aline Batista

O campus da Universidade de Sorocaba (Uniso) recebe nesta segunda (13), às 10h, o espetáculo solo “Abraço que vós me nordestes”, com o intérprete-criador Erico Santos. A entrada é gratuita.

“Abraço que vós me nordestes” traz uma dança-poesia inspirada na vida e na obra do mestre Sebastião Biano, componente da Banda de Pífanos de Caruaru. O primeiro contato de Erico Santos com Sebastião Biano se deu por uma ação do projeto “Retratos”, da Cia. Sansacroma, no qual homenageavam em vídeo-dança seis figuras que mantinham um legado com suas histórias e vivências, assim como os gritos da cultura africana. Um vídeo elaborado junto à Cia. foi publicado em 2017, quando Erico Santos conheceu a casa, contos, cantos e causos de Sebastião Biano, despertando assim um interesse em aprofundar ainda mais suas conexões com o pifeiro. O trabalho se transformou e vem ganhando outras extensões através do projeto “Abraço que vós me Nordeste”, contemplado pelo Proac Primeiras Obras, em 2018.

“Abraço que vós me nordestes” dialoga com as vidas que saem do Nordeste em busca de seus caminhos e escolhas, traz a poesia do cenário nordestino, a alegria dos corpos, a força das lutas diárias, e a resistência do afeto. Impulsos esses que fizeram Erico Santos investir numa dança que dialogasse inclusive com suas vivências pessoais, trazendo um caráter biográfico para a poética da cena. O campus da Uniso fica na rodovia Raposo Tavares, km 92,5. O espetáculo tem 45 minutos de duração e classificação livre. (Da Redação)