Cultura

Violinista da OSS participará de curso em NY

Natália Versehgi foi selecionada para um curso simpósio na Julliard School
Violonista da OSS participará de curso em NY
Natália iniciou seus estudos de violino aos 13 anos. Crédito da foto: Everton Lopes / Divulgação

A violinista Natália Versehgi, integrante da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), foi selecionada para um curso simpósio na Julliard School, em Nova York. Para conseguir realizar o sonho de estudar na renomada instituição, que é considerada uma das melhores do mundo na área das artes, ela está promovendo uma campanha de financiamento coletivo que está arrecadando recursos financeiros para o custeio de hospedagem e taxa de matrícula.

Leia mais  Alunos de Música de Câmara do IMMS fazem audição na Fundec

 

Intitulado “Starling-DeLay”, o simpósio sobre estudos de violino ocorrerá entre os dias 28 de maio a 1º de junho e é destinado a ajudar professores do instrumento a aperfeiçoar suas habilidades pedagógicas. “Tem um efeito que é positivo duplo. Além de me ajudar a evoluir na performance como instrumentista, esses conhecimentos serão repassados, compartilhados com os meus alunos”, comenta a musicista que ministra aulas particulares de violino.

A jovem de 23 anos detalha que foi aceita pela coordenação do simpósio após análise de currículo e envio de vídeo com performance de uma peça solo. “Nem acreditei [quando vi que fui selecionada]. Estudar na Julliard sempre pareceu um sonho muito distante e ter essa oportunidade de ter aulas lá é uma grande conquista”, diz.

A oportunidade internacional tem um gosto de superação para a musicista, que em agosto do ano passado quebrou a mão esquerda em um acidente de motocicleta e precisou ficar três meses sem contato com o instrumento. “Nunca tinha ficado tanto tempo sem tocar. Tive que recuperar os movimentos do zero”, relembra.

A campanha de financiamento coletivo tem como meta a arrecadação de R$ 4 mil, para arcar com taxas de hospedagem e matrícula. O custo das passagens aéreas ficarão a cargo da própria artista. Até o momento, Natália conseguiu arrecadar 30% da meta. A campanha fica aberta até 15 de maio na plataforma www.vakinha.com.br/vaquinha/501382 e os interessados podem contribuir doando qualquer valor.

Nascida em Sorocaba, Natália iniciou seus estudos aos 13 anos no Conservatório Musical “João Baptista Julião” com o professor Éber Santos. Em 2009 ingressou no Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundec, onde se formou sob a orientação do professor Abner Antunes. É formada em licenciatura em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). (Felipe Shikama)

Comentários

CLASSICRUZEIRO