Cultura

Sesi ganha mural com reflexão sobre a crise dos refugiados

A obra é assinada pelo Alto*Contraste, um projeto de arte urbana que existe desde 2005
Sesi ganha mural com reflexão sobre a crise dos refugiados
Painel está instalado na área do balneário da unidade do Sesi em Sorocaba – Foto: Divulgação

A partir deste mês, quem for ao balneário do Sesi Sorocaba (espaço com piscinas adulto e infantil e solário) poderá apreciar o mural “Boias”, produzido pelo projeto Alto*Contraste. Instalada no muro do balneário, a obra de grande dimensões convida o público a exercitar uma reflexão sobre a crise mundial de refugiados.

O painel retrata um grupo de pessoas relaxando e se divertindo na água sobre boias de piscina e, no canto superior direito, afastados, uma mãe e seu filho refugiados, com olhares expostos que pedem atenção. A obra é assinada pelo Alto*Contraste, ou A*C, é um projeto de arte urbana que existe desde 2005. Até meados de 2017 foi uma dupla com Lygia Lee e Lou Dedubiani, que atualmente segue tocando o projeto.

Leia mais  Secultur abre as inscrições para agendamento do TMTV

 

O universo do A*C quase sempre gira em torno de personagens carregados de algum estranhamento e certo desajuste social, muitas vezes remetendo a alguns arquétipos da psicologia e investigando o ser humano no que têm de pitoresco e paradoxalmente universal. Assim é também com o Urso Amarelo, seu personagem mais conhecido, que remete ao ser humano em toda a sua ambiguidade: ao mesmo tempo que remete à noção de fofura, dos ursinhos Teddy Bear, em sua essência não deixa de ser um dos animais mais selvagens e agressivos do mundo.

Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo. Esteve presente também em importantes publicações de arte urbana e alguns grandes festivais. O painel pode ser visto de segunda a sexta, das 8h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h. O Sesi fica na rua Duque de Caxias, 494, Mangal.

Comentários