Cultura

Grupo de choro da Fundec se apresenta na próxima terça-feira

Exatamente no dia 23 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Choro
Grupo de choro da Fundec se apresenta na próxima terça-feira
Oito músicos compõem atualmente o grupo, que existe há 20 anos. Crédito da foto: Teófilo Negrão / Divulgação

O grupo de choro da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) se apresenta na terça-feira (23), às 20h, num concerto especial com duas homenagens. A primeira, aos 27 anos da instituição, e também a outra data importante, o “Dia nacional do choro”, que será comemorado exatamente no dia 23 de abril.

Essa data tornou-se um dia importantíssimo no calendário do musico chorão, isto é, do musico apreciador do gênero musical “choro”. O choro nasceu de uma mistura da música europeia trazida pela corte portuguesa, em 1808 (como a modinha e a valsa) com o batuque dos africanos trazido pelos escravos. Em 23 de abril de 1897, no bairro do Catumbi, Rio de Janeiro, nasceu o menino “Alfredo da Rocha Viana Filho”, que posteriormente se imortalizou pelo carinhoso apelido de “Pixinguinha” e se tornou um dos maiores compositores e arranjadores da música brasileira.

Leia mais  Linc acata apenas um dos 31 recursos de projetos indeferidos

Além das composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, entre outros, o grupo apresentará composições do músico sorocabano Jorge Amador e também do piedadense Argeu Soares.

O grupo de choro da Fundec, criado há 20 anos, é formado pelos músicos Leonardo Batista no violão e arranjos, Daniel Dias de Lima na percussão, Fernando Amadeu dos Santos no trompete, Luciana Silva no clarinete, Denis Viera na trompa, Gilmar de Campos no bandolim, Giovanni Costa de Camargo no cavaquinho e Renato Antonio da Silva na flauta.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e serão vendidos na própria terça-feira, a partir das 8h30. A Sala Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. (Da Redação)

Comentários

CLASSICRUZEIRO