Cultura

Gato Atum, de Thais Laham Morello, está de volta em nova aventura

Terceiro livro da escritora sorocabana será lançado com concerto da Banda Sinfônica da Fundec
Atum agora conhece sete gêneros musicais – Foto: Divulgação

O terceiro título da série de livros infantis protagonizados por Atum, o gato grato, de Thais Laham Morello, será lançado no próximo sábado (27), na Sala Fundec, com concerto especial da Banda Sinfônica — que marcará a abertura da temporada artística de 2019 do grupo e será reapresentado na terça-feira (30).

Leia mais  Ancine suspende futuros repasses para o setor audiovisual

 

O concerto será uma adaptação do novo livro da autora sorocabana, que desta vez faz um passeio por diferentes estilos musicais. A história será narrada pela contadora de histórias Monisa Maciel, idealizadora do espetáculo, e permeada por músicas executadas pela Banda Sinfônica da Fundec, sob regência do maestro Paulo Afonso Estanislau — que escolheu um repertório especial para este concerto infantil, com músicas populares como “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros e “Beat it”, de Michael Jackson. Após o concerto, haverá sessão de autógrafo com a Thaís e a ilustradora Juliana Basile.

Atum é o gato da escritora na vida real – Foto: Divulgação

Som e amigos

Depois de “Atum, o gato grato”, título de estreia lançado em outubro de 2015, no qual o gato amarelo apresenta sete profissões exercidas em cada uma de suas sete vidas; e “Atum, o gato grato, cai no mundo!”, lançado em julho de 2017, que narra aventuras vividas em sete países diferentes, chega agora às livrarias “Atum, o gato grato faz um som”, no qual o personagem passeia por sete gêneros musicais.

Neste terceiro livro da série –, sim, o objetivo de Thais é lançar um total de sete títulos –, Atum tem a companhia de dois novos amigos: a cachorra Tina e a gata Pitanga, também inspirados nos verdadeiros animais de estimação da autora. “Eles resolvem montar uma banda e vão descobrindo os estilos. Tem rock, sertanejo, o pop, o jazz, a música clássica, o samba e o rap”, elenca a autora, que desde 2014 é especialista em psicologia clínica em atende a crianças, adolescentes e adultos em consultório particular.

Leia mais  Violinista da OSS participará de curso em NY

 

Thais Laham lançará uma série de sete livros – Foto: Divulgação

Thais destaca que, além de se divertir conhecendo alguns dos estilos musicais, os pequenos podem perceber que, com dedicação, esforço e garra, são capazes de superar os seus limites. “O livro passa a mensagem de que todos os estilos musicais têm suas belezas e devem ser respeitados e que formar uma banda de música, que é um trabalho em grupo, exige muito ensaio e dedicação”, comenta. A publicação tem 64 páginas e, assim como os anteriores, sai pela editora Carochinha.

Além da série “Atum, o gato grato”, Thais também é autora dos livros infantis “CA-TA-RI-NA” e “O búfalo que só queria ficar abraçado”. A ilustradora Juliana Basile é formada em Artes Plásticas pela Unesp e tem diversos publicados pela editora Carochinha como “O soldadinho de chumbo”, “Meu primeiro bichonário” e “Um mundo chamado alfabeto”.

Serviço

“Atum, o gato grato faz um som”, com Banda Sinfônica da Fundec e Monisa Maciel
Dia 27, às 17h (com sessão de autógrafos); reapresentação dia 30, às 20h
Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)
Ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e começam a ser vendidos nesta segunda-feira, dia 22, das 8h30 às 18h

Comentários

CLASSICRUZEIRO