Cultura

Festival Regional de Teatro apresenta espetáculos gratuitos no Centro

Neste sábado (09), encenações vão até as 17h30 na praça Frei Baraúna; a partir das 18h30, evento continua no Dois Ponto Oito Teatro Bar
    Festival prossegue com encenações de espetáculos teatrais gratuitos. Crédito da foto: Fábio Rogério

Com expectativa de público crescente até o final do dia, o 1º Festão — Festival Regional de Teatro prossegue neste sábado (09) até às 17h30 na Praça Frei Baraúna, com encenações de espetáculos teatrais gratuitos. Em seguida, a partir das 18h30, o evento continua no Dois Ponto Oito Teatro Bar, com apresentações teatrais e festa de encerramento.

O evento independente começou na sexta-feira (08) e, de acordo com José Simões, um dos organizadores do festival, está mobilizando quase 300 artistas de grupos teatrais de 11 cidades da região. “Ontem (sexta-feira) tivemos uma média de 210 pessoas por espetáculo. Esperamos que hoje (sábado) o número seja ainda maior e que as famílias sorocabanas venham prestigiar”, disse. A maior parte da programação deste sábado, na Frei Baraúna, é composta por espetáculos infantis.
A abertura da programação deste sábado ocorreu volta das 8h30, na Frei Baraúna, com um café da manha seguido por uma roda de conversa sobre o fazer teatral conduzido pelo elenco da companhia Trupé de Teatro, de Sorocaba. Na sequência, o ator e diretor teatral Outro Luis, de Mairinque, apresentou o monólogo “História para pais, mães, avós e nós”. Em seguida, o público pode acompanhar a peça “O sonho encantado de Olívia”, do Grupo Theatron, também de Mairinque.
Idealizado pela Rede de Teatro Regional e tem como objetivo ser semestral, itinerante, não-competitiva e dar visibilidade a produções teatrais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O festival conta com o apoio da Prefeitura, do Dois ponto Oito e do Senac Sorocaba, por meio da Rede Economia Criativa.
A próxima edição, programada para o segundo semestre deste ano mas ainda sem data definida, ocorrerá em Boituva. “Esse festival tem um o modelo único no país, que é horizontal, não tem curadoria e não é competitivo. O principal objetivo é ser um lugar de troca entre as pessoas que fazem e apreciam o teatro”, completou Simões.
Leia mais  Festival Regional de Teatro reunirá 24 apresentações gratuitas em Sorocaba

Confira a programação deste sábado

Na Praça Frei Baraúna:

10h30 A cegonha Boa de Bico Cia. Expedição Teatral (Sorocaba)
11h20 O Papagaio leitor e a menina viajante Camarim Cia. Teatro (Sorocaba)
12h 4 x 2 Nossa Trupe Teatral (Tatuí)
12h40 Plano de fuga Cia. Vida em Ação (Sorocaba)
13h10 Um barco na lama Grupo de Narciso (São Roque)
14h Oficina: Procedimentos para um ator on off Coletivo Cê (Votorantim)
14h20 Tem frufru nesse angu Cia. De Teatro Uta (Salto de Pirapora)
15h Era uma vez um pangaré Cia. Exodus Art’s (Sorocaba)
15h20 Reprise cômica A natureza Os Companheiros (Sorocaba)
15h30 Mokita Liga Teatral Municipal de Iperó (Iperó)
16h Por completo Grupo Teatral Gente de Quem? (Cerquilho)
16h30 Opa! Mais uma vez Companhia de Eros (São Roque)
17h30 Estudos da morte Cia. Gato Azul (Piedade)

No Dois Ponto Oito Teatro Bar:

18h30 Coisas de Maria Camarim Cia. de Teatro (Sorocaba)
19h Entre nós Uma de nós (Sorocaba)
19h30 A cidade e seus personagens 3 TT6 Senac (Sorocaba)
20h30 Festão de encerramento
Comentários

CLASSICRUZEIRO