Cultura Mais Cruzeiro

DançAção no TMTV traz cinco companhias à cidade

Festival acontece, em sua quarta edição, entre os dias 26 e 30 no Teatro Municipal Teotônio Vilela
DançAção traz cinco companhias à cidade
“Juruá”, da Cia. Oito Nova Dança, estará no Sesc, parceiro do festival. Crédito da foto: Felipe Teixeira / Divulgação

Cinco atrações de dança de destaque na cena nacional se apresentarão em Sorocaba, no Teatro Municipal Teotônio Villela (TMTV), na abertura das mostras competitivas do 4º Festival de Dança de Sorocaba — DançAção. Dentre os grupos convidadas, o Balé da Cidade de Santos foi o grande vencedor da última edição do festival. Apresentam-se ainda Faces Ocultas Cia. de Dança, de Salto, a Cia. de Dança de Cubatão, a Cia. Kika Sampaio e a bailarina de danças árabes Mahira Hasan.

Leia mais  4ª edição do Festival de Dança de Sorocaba recebe inscrições até junho

 

Inaugurando a programação no dia 26, quarta, às 18h, no TMTV, o Balé da Cidade de Santos apresenta o espetáculo “Malandragem”, com direção da bailarina e coreógrafa Renata Pacheco. Nessa montagem, os sambas de Noel Rosa e Adoniran Barbosa ganham ginga nos movimentos das bailarinas clássicas do grupo. Também no dia 26, a Faces Ocultas Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Elis: viver é melhor que sonhar”. Com criação e composição coreográfica de Arilton Assunção, a apresentação traz uma das vozes mais belas do País como trilha para a dança contemporânea.

Na quinta, dia 27, também a partir das 18h, no TMTV, a abertura das mostras fica a cargo da Cia. de Dança de Cubatão com “…E por falar em amor!”. Com direção de Vanessa Toledo e Flávia Sá e coreografias de Zeca Rodrigues, Claudionor Alves e Lucas Maia, o espetáculo fala de um amor desmedido, sem propriedade, que vai perdoando os pequenos erros do caminho até se tornar doença. No palco, os bailarinos escrevem em passos de dança histórias de amor que acabam e perduram. Na sexta, dia 28, apresentam-se apenas os grupos inscritos nas mostras do festival.

No sábado, dia 29, a abertura no TMTV, às 18h, será da Cia. Kika Sampaio, de sapateado. No espetáculo “Caminhos”, com direção de Kika Sampaio, a composição coreográfica é responsabilidade dos bailarinos do antigo grupo de Kika, a Cia. Katados Por Aí. O destaque é para a coreografia “Sonetos”, de Leandro Netto, interpretada somente pelos homens do grupo. A segunda apresentação de sábado é da bailarina de danças árabes Mahira Hasan. Com 17 anos de experiência em dança oriental (dança do ventre), Mahira Hasan é produtora, professora, coreógrafa e bailarina. Em sua carreira conquistou diversos títulos importantes, dentre eles o de Campeã Interamericana, Noite da Conquista Luxor e o título de bailarina Noites no Harém na casa de chá Khan el Khalili.

Os ingressos para o festival custam R$ 20 por noite e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.festivaldancacao.com.br; na Academia Athenas (rua Amazonas, 39, no Centro); ou na loja Sonho de Bailarina (rua Antônio Perez Hernandez, 125, Box 9, no Mercadão Campolim). Também haverá venda de ingressos na bilheteria do TMTV, nos dias do festival, ao preço de R$ 40.

Parceria

DançAção traz cinco companhias à cidade
O Balé da Cidade de Santos apresentará o espetáculo “Malandragem”. Crédito da foto: Tito Wagner / Divulgação

Em parceria com o DançAção, o Sesc Sorocaba também apresenta, no sábado, dia 29, às 20h, no teatro da unidade, o espetáculo “Juruá”, da Cia. Oito Nova Dança. Juruá é um dos modos como os Guarani se referem aos não indígenas. É nessa condição, atravessados por encontros com os Guarani Mbya, que nossos corpos e palavras se movimentam nessa criação. A relação que se estabelece pela diferença é a conexão que possibilita aprendizados e alianças.

DançAção

Promovido pela Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD) o 4º Festival de Dança de Sorocaba — DançAção acontece entre os dias 26 e 30 deste mês, com o apoio da Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult). O objetivo é promover a dança, contribuir para a difusão cultural e para a sensibilização da sociedade a partir dessa arte, se tornando polo de incentivo, valorização e de aperfeiçoamento não só de bailarinos, mas também de professores, de coreógrafos, de pesquisadores, arte-educadores, acadêmicos, produtores de arte e daqueles que estejam dispostos a trocar experiências e conhecimento.

DançAção traz cinco companhias à cidade
“Elis: viver é melhor que sonhar” será a atração trazida pela Faces Ocultas. Crédito da foto: Divulgação

O festival terá três mostras — competitiva, avaliativa e aberta — nas modalidades Ballet Clássico Livre, Ballet Clássico de Repertório, Estilo Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado Americano, Danças Urbanas, Danças Populares, Danças Árabes e Danças de Salão.

Até o momento, o festival conta com 203 coreografias e 57 grupos inscritos, com estimativa de superar a edição passada, não só em número de inscritos, como em número de público, estimado em 10 mil pessoas. Grupos de várias cidades do Estado de São Paulo, assim como do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais, se inscreveram na edição deste ano. As inscrições seguem abertas até amanhã e devem ser realizadas pelo site www.festivaldancacao.com.br. (Felipe Shikama)

Comentários

CLASSICRUZEIRO