Cultura

Cia. Madre Mio estreia o espetáculo ‘Mente à mente’

Peça retrata os conflitos internos do processo criativo de uma poetisa
Cia. Madre Mio estreia o espetáculo ‘Mente à mente’
As lembranças da protagonista são despertadas por meio de objetos usados em cena. Crédito da foto: Divulgação

Diferentes sentimentos que habitam a mente humana são transformados em personagens que ganham o palco no espetáculo teatral “Mente à mente”, da Cia. Madre Mio, que estreia sábado (20), às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). A entrada é um litro de leite que será revertido a entidades assistenciais da cidade.

O espetáculo, escrito e dirigido pelo dramaturgo, diretor e pedagogo Marcelo Jamal, acompanha o solitário processo criativo de uma poetisa, que vive uma série conflitos internos, movidos por reminiscências e paixões. Sentada diante da máquina de escrever, o turbilhão de afetos da protagonista se manifesta, personificados em atores que ganham falas e gestos próprios. “O cenário é a cabeça dela, toda bagunçada por sentimentos que ela não consegue fugir”, comenta Jamal.

Leia mais  ‘Cristo dos dias de hoje’ é destaque do teatro de Páscoa em São Roque

 

Ao longo da peça, as lembranças da protagonista são despertadas por meio de objetos iconográficos como um chapéu, que faz alusão as viagens da protagonista pelo mundo; um trompete, que destaca a relação com músicas escutadas em determinado período de sua vida e um diário, onde estão registradas as memórias mais valiosas e secretas.

Jamal reconhece que este segundo espetáculo da companhia impôs uma série de desafios de linguagem, já que a trama tem um elevado grau de complexidade. “São várias camadas narrativas complexas, porque não são personagens contracenando entre si, como é de praxe. São sensações, pensamentos se manifestando dentro da cabeça”, detalha. O texto foi escrito ao longo de 2018, em meio ao processo de exercícios de jogos cênicos das aulas de teatro ministradas por Jamal. Os ensaios para a montagem, por sua vez, começaram no início de março.

O elenco é formado por Well Henthzy, Gabriela Ribeiro, Catarina Andrade, Damaris Viana, Ana Luiza, Jullia Walleska, Fabiana Pedrozzo e Djeiny.

O figurino é de Damaris Viana e Fabiana Pedrozzo e a maquiagem de Jullia Walleska e Gabriela Ribeiro. Além de texto e direção, Marcelo Jamal assina iluminação, sonoplastia, cenário.

Após a estreia, “Mente à mente” ficará em cartaz todos os sábados de maio no teatro da escola municipal Inês Rodrigues Cesarotti (rua José Trugillano, Vitória Régia). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local com 30 minutos de antecedência.

A Cia. Madre Mio estreou oficialmente há um ano com a peça “Homo-inquisição”, de Marcelo Jamal, que conta a história de Célia, uma mulher moderna e bem sucedida profissionalmente, mas que tem os sentimentos contrastados pela angústia diante do fato de sua sexualidade não ser aceita pela família. O espetáculo foi resultado natural do curso de artes cênicas ministrado de forma voluntária por Jamal desde 2014 no teatro da escola Inês Rodrigues Cesarotti. O curso é gratuito e, segundo Jamal, tem vagas disponíveis para todos os interessados. Para participar não é necessário ter experiência prévia em teatro. (Felipe Shikama)

Serviço

“Mente à mente”
Sábado (20), às 20h
Teatro Municipal Teotônio Vilela (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista)
A entrada será a doação de um litro de leite

Comentários

CLASSICRUZEIRO