Cultura

Arlindo Lima & Ramon Vieira fazem turnê pelo Estado de SP

"Tropeada" passará por Campinas, Guarulhos, Santo André, São José dos Campos, Santos, Jundiaí, Piracicaba e São Paulo
Arlindo Lima & Ramon Vieira fazem turnê pelo Estado de SP
Dupla sorocabana percorrerá várias cidades com “Tropeada”, que tem apoio do ProAC – Foto: Chores Rodriguez / Divulgação

Representantes da atual música caipira de raiz, a dupla sorocabana Arlindo Lima & Ramon Vieira inicia turnê pelo estado de São Paulo neste sábado (10) com show em Campinas. O espetáculo “Tropeada”, com entrada gratuita, ocorre às 16h no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular (rua José Ignácio, 14 Distrito de Joaquim Egídio). Até o final do ano, “Tropeada” passará também por Guarulhos, Santo André, São José dos Campos, Santos, Jundiaí, Piracicaba e São Paulo. A turnê está sendo realizada com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultual (ProAC) — ICMS e patrocínio da Cobasi.

As apresentações, que contam com composições de autoria da dupla, demonstram a existência de produção contemporânea de música de raiz. “A autêntica música regional não está só nas lembranças, mas se recria e se renova sempre buscando referências na tradição”, pontua o violeiro e compositor Arlindo Lima, que tem como inspiração nomes como Carreirinho, Teddy Vieira, Waldemar Henrique, Pena Branca, dentre outros. Os shows contarão também com músicas de domínio popular.

Leia mais  Sala Fundec sedia audição de piano neste sábado (10)

 

Nos shows, a dupla Arlindo Lima (voz e viola) e Ramon Vieira (voz e percussão) estará acompanhada de músicos atuantes da cena instrumental atual: Marcel Bottaro (contrabaixo), Tiago Mecatti (bateria) e Fabio Gouvea (violão). Além disso, o show contará com o coral formado por Keyla Conegero, Karen Conegero e Amanda Mara.

Durante os shows, Arlindo e Ramon aproveitam também para contar algumas histórias, os famosos “causos”, que resgatam a simplicidade do campo, a natureza e um pouco da história e da tradição tropeira, já que a dupla é de Sorocaba, que foi uma cidade fundamental dentro do ciclo econômico do tropeirismo, já que sediava as famosas feiras de muares entre os séculos 18 e 19.

Leia mais  Yamandu Costa é atração desta sexta (9) no Teatro Municipal

 

Arlindo Lima e o cantor, folclorista e também compositor Ramon Vieira começaram a trabalhar juntos em 2012 em Sorocaba e lançaram o CD “Arlindo Lima & Ramon Vieira”, e o DVD “Tropeada”, produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc). Ao longo dos anos, aprofundaram-se na pesquisa do universo caipira visitando antigos violeiros, fazendeiros, dançarinos, foliões e mestres.

Arlindo e Ramon mesclam a música caipira do interior de São Paulo com a música dos outros sertões brasileiros, que nada mais é do que a soma de suas influências, produzindo um som que mostra a fusão de toadas, pagodes, lundus, carimbos, cateretês, maracatus, bois, etc. “Minha busca é pela arte da terra, da verdade, a arte sincera que conheci com meus pais e meus mestres nos interiores do Brasil, nos tambores do maracatu, nas caixas das folias de reis e na voz do povo que canta o que vive”, destaca Ramon.

Comentários
Assuntos

Sobre o Autor

Online