fbpx
Agenda Mais Cruzeiro

Agenda

Agenda
A Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” se apresenta hoje na praça central. Crédito da foto: Divulgação Secom / Fernando Abreu

Cultura africana – O escritor Onildo Aguiar, pesquisador de culturas africanas, ministrará a palestra “Vodu, religião oficial no Haiti, aonde chegou com africanos escravizados, vindos principalmente do Benin, antigo Daome, e por meio de cultos ancestrais praticados ao longo do rio Congo”. A atividade será hoje, às 10h, no Clube 28 de Setembro (rua Machado de Assis, 112, no Centro), onde funciona o Núcleo de Cultura Afro-brasileira da Universidade Sorocaba (Nucab). Durante o evento, será feita a apresentação de parte de uma imagem muito associada ao Exu ou ao Esu Yourubá, confeccionada pelo próprio Onildo, baseada na arte cósmica vodu. Essa arte também faz parte dos estudos do palestrante, que ainda é musicólogo autodidata. A entrada é gratuita.

Orquestra de Violas – A Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” e o projeto Museu vai à Praça são atrações de hoje, a partir das 10h, na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. As ações fazem parte da programação de aniversário de 365 anos de fundação da cidade (15 de agosto). Os violeiros apresentarão músicas conhecidas do público, como “Chico mineiro”, “Amargurado” e “Menino da porteira”. Já o projeto Museu vai à Praça apresentará, das 10h às 12h, parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), que conta a história do surgimento do município, seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do País. De acordo com a Secretaria da Cultura, em caso de chuva, as duas atrações serão canceladas

Leia mais  Grupo Vocal Santa Cecília faz apresentação no Mosteiro

Entre Amigos – Acontece hoje, das 10h às 12h, mais um show do grupo Entre Amigos na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury. A entrada é franca. Composto por Nico (violão), Gustavo Arruda (violão 7 Cordas), Manoel Moreno (bateria), Ozório (baixo) e Ite (pandeiro), o grupo foi fundado em 1985 e é conhecido por interpretar os clássicos da Música Popular Brasileira. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro.

Feira de Artes – Acontece amanhã, das 8h às 15h, mais uma edição da Feira de Artes Plásticas no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Cerca de 30 artistas de Sorocaba e região vão expor e vender suas obras. A feira tem o objetivo de valorizar o trabalho artístico local e criar um espaço para novas atividades de cultura na cidade. Mais informações sobre a atividades podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212-8170.

Comentários