Buscar no Cruzeiro

Buscar

O espírito de uma época

14 de Agosto de 2020 às 00:01

Nelson Fonseca Neto - [email protected]

Zeitgeist: termo alemão cuja tradução significa “espírito da época”, “espírito do tempo” ou “sinal dos tempos”. Significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período do tempo.

Um observador atento sempre será capaz de detectar as principais tendências de uma época. Ótimo exemplo dessa capacidade pode ser encontrado no filme “Wall Street” (1987), de Oliver Stone. Uma das figuras centrais da obra, o corretor de ações Gordon Gekko, simboliza a ganância de quem acredita que os ganhos devem ser imediatos e devem vir a qualquer preço. Muitos reconheceram, no filme, o Zeitgeist dos EUA na década de 80. Obras de arte costumam sintetizar maravilhosamente bem o que move as pessoas num determinado período.

Sempre é mais fácil analisar uma tempestade depois que ela passou. Há, aqui, o distanciamento de quem se sente seguro. Muito mais complexo é avaliar o tempo presente. O envolvimento emocional do observador, neste caso, tende a distorcer a análise. Mesmo com obstáculos dessa natureza, vale a pena arriscar e tentar compreender o que acontece aqui e agora. Em suma, é o exercício de captura do Zeitgeist em tempo real.

É possível discernir algumas das marcas de nossos tempos? A resposta é “sim”. Não erra quem diz, por exemplo, que uma das linhas mais marcantes da atualidade é a cultura da celebridade instantânea. Há que se ter cuidado com alguns exageros quando um assunto desses é abordado.

Seria um profundo equívoco dizer que a cultura da celebridade é inédita. O enaltecimento de pessoas famosas sempre esteve presente na História. Napoleão, na primeira parte do século 19, magnetizou a imaginação de milhares de jovens que passaram a acreditar que um anônimo poderia dominar, com força de vontade e inteligência, o mundo. Essa convicção pode ser encontrada em Raskolnikhov, protagonista do romance “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski. O assassinato que ele comete tem como base a convicção de que “homens eleitos” não podem ser barrados por limites morais convencionais.

Décadas depois, o sistema de estrelas em Hollywood aprimorou a cultura da celebridade. Muitos outros exemplos poderiam ser dados tomando o século 20 como referência. Basta pensar no mundo da música.

A questão aqui, no que diz respeito às celebridades, é outra. Devemos olhar para o caráter instantâneo do processo atual. Evidentemente, a revolução da tecnologia de informação foi o terreno fértil para o que observamos. Figuras com milhões de seguidores no YouTube ilustram esse nosso possível Zeitgeist das celebridades instantâneas.

Fenômenos dessa natureza sempre dividem opiniões. Há os que olham com fascínio e há os que olham com horror para o que está ocorrendo. O entorno das celebridades instantâneas lembra a dinâmica dos contos de fadas. Soa miraculoso o processo que transforma um “anônimo sofredor” num influenciador milionário. Deixemos de lado os que se horrorizam e concentremos nossa atenção nos fascinados.

Para eles, o que acontece com alguns youtubers é a concretização dos sonhos mais ousados. A questão é que, muitas vezes, essa admiração não é passiva. O desejo de ser o próximo eleito é arrebatador. É o que explica o enorme número de canais de YouTube que buscam seu lugar ao sol. Dizendo as coisas nestes termos, parece algo superficial. O interessante é avaliar as implicações desses contos de fadas contemporâneos.

Inegavelmente, testemunhamos mudanças radicais de comportamento e de visão de mundo. Cada época gera os seus sonhos. Historiadores, por exemplo, apontam para períodos em que o grande prêmio aparece na forma do emprego estável. Hoje, a fama e a riqueza imediatas dominam a imaginação de uma multidão. Óbvio que um Zeitgeist desses terá ecos nos mais variados setores da sociedade. A educação passa a ser encarada a partir de um outro ângulo. Será que os tempos atuais comportam a paciência e a valorização dos estudos mais aprofundados? Será que os jovens sonham com uma carreira sólida e estável? O mercado de trabalho também sofre abalos. “Subir na carreira” não é mais algo para alguns anos. Muita gente quer os frutos em poucos meses. São muitos os exemplos.

Resta saber se essa análise do Zeitgeist das celebridades instantâneas aponta para algo otimista ou pessimista.