Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá vacinação contra a gripe no sistema ‘drive thru’

30 de Março de 2020 às 21:36

Sorocaba terá vacinação contra a gripe no sistema ‘drive thru’ A vacina será aplicada sem a pessoa precisar sair do carro. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (30/3/2020)

A vacina contra a gripe será fornecida no sistema ‘drive thru’ em Sorocaba. Na prática, a pessoa não vai precisar sair do veículo para receber a dose por meio de um profissional da saúde.

As aplicações serão feitas nesta terça-feira (31), a partir das 9 horas, em dois lugares. Um deles será o Estádio Municipal Walter Ribeiro, no Jardim Santa Rosália. O segundo ponto será o Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a vacinação no sistema ‘drive thru’ será destinada a idosos com mobilidade reduzida ou com mais de 60 anos. Também vai abranger profissionais da área da saúde e das forças de segurança e salvamento.

A Prefeitura de Sorocaba informou que cada local receberá seis mil doses. As pessoas serão atendidas por ordem de chegada.

Agentes de trânsito da Urbes, da Guarda Municipal e servidores da Secretaria de Esportes e Lazer também estão mobilizados para auxiliar na ação. Os outros 33 locais que já atuam na campanha não estarão vacinando, pois a cidade recebeu apenas 13.500, sendo 12 mil para o ‘drive thru’ e 1.500 para acamados e asilos. Sorocaba aguarda o repasse de um novo lote de doses que deverá ser feita pelo Estado.

De acordo com o governo municipal, assim que as novas doses chegarem, a vacinação será retomada nos 33 locais e, também, pelo sistema ‘drive thru’. A intenção dessa estratégia é evitar que esses idosos tenham contato com outros pacientes e facilite o acesso à vacinação. Além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Etapas da vacinação

Nesta primeira etapa, iniciada em 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde e membros das forças de segurança e salvamento devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início em 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia em 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até 22 de maio.

Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. (linhagem B/Victoria).

Pedido do Lar São Vicente

A diretoria do Lar São Vicente está fazendo um pedido àqueles que forem passar pelo posto de vacinação montado nesta terça-feira (31) no local. A solicitação é de que, se possível, as pessoas que buscarem a vacinação naquele posto volante façam a doação de um litro de leite ou de um pacote de pó de café para a instituição que atende idosos.

[irp posts="96344" ]

 

O Lar São Vicente de Paulo fica na avenida Betânia, 1255, Jardim Betânia. Já o estádio municipal está situado na avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)