Vacinação

Adultos têm de ser vacinados contra o sarampo

Adultos têm de ser vacinados contra o sarampo
Vacina é aplicada em todas as 32 UBSs da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/8/2019)

Sorocaba iniciou ontem (18) a campanha de vacinação contra o sarampo para adultos não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, que se estenderá até o dia 30 deste mês, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No dia 30, haverá mais um Dia D. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença. O endereço e o horário de funcionamento das UBSs estão no site da Prefeitura: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/.

Na manhã de ontem, a procura pela vacina estava baixa na UBS da Vila Haro. Enquanto a reportagem esteve no local, nenhuma pessoa nessa faixa etária procurou a unidade para ser vacinada. Segundo os funcionários da UBS, a procura pela imunização costuma ser maior no início da manhã, a partir das 7h, e no fim da tarde e início da noite, já que a unidade de saúde da Vila Haro funciona até 19h.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba não informou quantos jovens de 20 a 29 anos devem ser vacinados na cidade. Já o Ministério da Saúde informa que no total quase 9,5 milhões de pessoas nessa faixa etária têm que ser vacinadas contra o sarampo em todo o País.

No período de 7 a 25 de outubro, a campanha foi destinada às crianças não vacinadas, ou com vacinação incompleta, de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Sorocaba atingiu cobertura vacinal de 95,06% em crianças com 1 ano e 100% em crianças entre 6 e 11 meses. Com isso, a cidade superou a meta exigida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Segundo a SES, até o dia 20 de outubro, 7.149 crianças de 1 ano de idade foram imunizadas. Já em relação às crianças entre 6 e 11 meses de idade, um total de 4.639 receberam a dose da vacina. Sobre a segunda dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), que deve ser aplicada em crianças com até 1 ano de idade, Sorocaba atingiu cobertura vacinal de 90,37%. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários