Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um em cada dez brasileiros tem sintomas gripais

17 de Junho de 2020 às 00:01

Um em cada dez brasileiros tem sintomas gripais Crédito da foto: Pixabay

Uma em cada dez pessoas no país apresentavam, na semana de 24 a 30 de maio, pelo menos algum dos 12 sintomas associados à síndrome gripal, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-1919, divulgada ontem (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A estimativa do IBGE é que 22,1 milhões de pessoas, o equivalente a 10,5% da população, tenham tido um ou mais dos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

O sintoma mais frequente foi a dor de cabeça, informado por 4,9% da população, ou 10,2 milhões de pessoas entre 24 a 30 de maio. Já a dificuldade de respirar, que pode ser indício do agravamento da Covid-19, foi referida por 1,4% das pessoas, ou 2,9 milhões.

Dentre as pessoas que apresentaram sintomas, cerca de 16,4% ou 3,6 milhões de pessoas procuraram atendimento. Entre aqueles que apresentaram sintomas, mas não foram a um estabelecimento de saúde, 82,4% ficaram em casa e 58,6% tomaram remédio por conta própria. De acordo com o IBGE, apenas 4,8% ligaram para algum profissional de saúde e 13,3% tomaram remédio por orientação médica. (Mariana Tokarnia - Agência Brasil)