Buscar no Cruzeiro

Buscar

País registra 340 mil bebês prematuros todos os anos

18 de Novembro de 2020 às 00:01

País registra 340 mil bebês prematuros todos os anos Parto com menos de 37 semanas de gestação exige cuidados. Crédito da foto: Agência Brasil

Neste semana, o Ministério da Saúde chama atenção para os nascimentos prematuros -- o Dia Mundial da Prematuridade é lembrado em 17 de novembro. O problema afeta 340 mil bebês todos os anos no País. De acordo com a pediatra Silvana Darcie Maccagnano, prematuridade é o nome que se dá a condição do bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação.

A classificação da prematuridade pode ser com relação à idade gestacional e ao peso ao nascer. Um bebê é considerado prematuro extremo quando nasce antes de 28 semanas e 0 dias de gestação. Já os que nascem entre 28 semanas e 0 dias a 31 semanas mais 6 dias são considerados pré-termo, enquanto os prematuros moderados são os bebês nascidos entre 32 semanas e 0 dias a 36 semanas mais 6 dias. Existem, ainda, os prematuros tardios que são os bebês nascidos entre 34 semanas e 0 dias a 36 semanas mais 6 dias, sendo esta uma subcategorização do moderado Quanto ao peso de nascimento, são classificados como recém-nascido de baixo peso quando menores de 2.500g ao nascer, de muito baixo peso quando estão abaixo de 1.500g ao nascer e de extremo baixo peso inferiores a 1.000g ao nascer.

Vários motivos podem levar à prematuridade, como as patologias maternas, diabetes gestacional, malformações fetais, ruptura prematura das membranas ovulares, hipertensão arterial crônica e doença hipertensiva da gravidez. A boa notícia, de acordo com a dra. Silvana, é possibilidade de prevenir o parto prematuro. Tudo começa com um bom pré-natal desde o início da gestação. O acompanhamento com o obstetra deve incluir no mínimo uma consulta mensal, na qual o médico irá acompanhar o desenvolvimento do feto, bem como o estado de saúde da gestante, podendo detectar precocemente sinais das patologias mencionadas na resposta anterior e que podem causar o parto prematuro. (Estadão Conteúdo)