Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mostra do SUS aprova ações em Sorocaba

21 de Outubro de 2020 às 00:01

Mostra do SUS aprova ações em Sorocaba Trabalhos foram desenvolvidos no Hospital de Campanha. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (25/5/2020)

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) teve dois trabalhos aprovados pelo 1º Congresso Virtual da Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde) no mês de outubro. A “1ª Mostra Virtual Brasil aqui tem SUS enfrentamento à Covid-19” promove o encontro, a troca de experiências, a construção de novos conhecimentos e o aprendizado entre trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal. Consiste na apresentação de experiências de impacto positivo para o SUS em todo o Brasil.

O primeiro trabalho aprovado foi “Estratégias de comunicação e humanização como ferramentas de assistência ao paciente e à família em um hospital de campanha”. Foram descritos os métodos utilizados como ferramentas no processo de construção de uma ponte de comunicação entre pacientes e familiares, e demonstrados os fatores apontados como diferenciais na busca da realização de acolhimento e humanização da assistência à saúde ofertada. Os autores desse projeto foram os servidores Caio Augusto Saboya Ribeiro, David do Nascimento Pereira, Cleber M. Ferreira, Luciana Ribeiro da Motta, Lucineia Ribeiro e Dediane Santos Fonseca.

Já o segundo trabalho foi a “Redução da letalidade da Covid-19 após estratégias de triagem e internação precoces de pacientes com síndrome gripal”. A médica infectologista, Priscila Helena dos Santos, foi a autora do projeto, com a colaboração dos coautores Ana Paula Diegues Trindade, Lúcio Roberto Oliveira das Neves, Gisele Nunes Casagrande, Vanessa Antunes Marciano e Irma Cláudia Saboya Ribeiro. (Da Redação com informações da Secom)