Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidados com a alimentação garantem qualidade de vida

14 de Abril de 2021 às 00:01

Cuidados com a alimentação garantem qualidade de vida Alimentação colorida, que misture carnes e gorduras saudáveis, verduras, legumes e cereais, faz bem ao corpo e à alma. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Implementar mudanças simples no dia a dia e ter mais consciência de suas ações como, por exemplo, ter uma alimentação mais saudável e repensar a forma como você se movimenta vão ajudar e muito a conquistar uma vida com mais qualidade, disposição e saúde. Gustavo Patury, médico especialista no aparelho digestivo com especialidade em cirurgia bariátrica e metabólica fala sobre o assunto. Segundo ele, “exagerar na quantidade de alimentos (principalmente os gordurosos), comer rápido demais e beber muito líquido durante as refeições, são alguns hábitos que podem prejudicar a digestão. São pequenos erros do dia a dia que estamos acostumados a fazer, que podem gerar algo mais grave ao nosso organismo.”

Fique atento: azia, gases em excesso, dores e inchaços abdominais, refluxo, vômito e até mesmo o cansaço funcionam como um grande alerta, quando ocorrem com frequência, para sintomas de má digestão. Nesses casos, procure um médico para que o caso não se agrave. A má digestão pode também fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, o que aumenta o risco de anemia e falta de vitaminas. Para que todos esses transtornos não ocorram o médico dá algumas dicas para uma digestão saudável: coma de três em três horas; dê preferência aos alimentos leves e saudáveis; diminua a ingestão de gordura e alimentos industrializados ; evite líquidos durante as refeições; mastigue muito bem os alimentos e se alimente sem pressa.

Para mudar os hábitos, continua o médico, um dos caminhos é garantir uma boa noite de descanso. “O estresse do dia a dia compromete nosso sono, um dos principais momentos de regeneração e recuperação do corpo. Ter uma rotina vai contribuir para que novos hábitos se formem. Acordar cedo, alimentar-se bem, praticar exercícios físicos fazem parte do início dessa trajetória, mas sempre digo aos meus pacientes que eles tenham uma ‘válvula de escape’, algo que eles façam que dê prazer como cuidar de plantas, meditar, ler um bom livro, dançar na sala de casa.”

Obesidade e intolerâncias

Já na área da alimentação opte por refeições que tenham menos carboidratos e gorduras e procure evitar industrializados. A ingestão de água, pelo menos dois litros por dia, é fundamental e ajuda a controlar a fome. Mudar a alimentação de uma pessoa que já está obesa é o primeiro passo a ser tomado. É necessário que a alimentação seja rica em proteínas, fibras e frutas, contendo pouco carboidrato e quase nada de açúcar e gordura. A prevenção da obesidade é feita por um controle na rotina de cada pessoa, tem que entender o quanto seu corpo precisa de alimento, não pode ser uma quantidade exagerada e nem pular refeições (passar fome para emagrecer também não está certo!). Além disso, é essencial ter uma boa noite de sono e fazer exercícios físicos com frequência.

O médico também chama atenção para as intolerâncias alimentares. “Sempre digo que o corpo dá sinais. Podemos notar alguns sintomas e desconfiar que possa ser intolerância alimentar após ingerimos algum alimento no qual o corpo tem dificuldades de digestão. Nesses casos, normalmente, o organismo apresenta excesso de gases, dores abdominais, náuseas, dores de cabeça, cansaço excessivo, inchaço na barriga, azia frequente e até mesmo coceiras e manchas na pele.” Segundo ele, o tratamento para quem já tem intolerância é muito individualizado. “Vai depender de quais alimentos o indivíduo tem restrições mas, a princípio, é adequar a dieta retirando todos os alimentos prejudiciais que geralmente são os que contém corante, chocolate, lactose, glúten, conservantes e crustáceos”. Nesse caso é muito importante o acompanhamento de um nutricionista, para que não falte nenhum nutriente e que possa substituir os que não deve mais consumir. Outro aspecto importante a ser avaliado caso a caso, é a utilização de remédios com enzimas que ajudam na digestão dos alimentos que fazem mal ao organismo. (Da Redação)