Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cirurgia desenvolvida no BOS ganha destaque

17 de Março de 2021 às 00:01

Cirurgia desenvolvida no BOS ganha destaque Técnica ajuda quem tem degeneração marginal pelúcida. Crédito da foto: Reprodução / Internet

Uma pesquisa desenvolvida pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) sobre a doença de ectasia bilateral da córnea acaba de ser publicada pela “Cornea: The Journal of Cornea and External Disease”, a principal revista voltada a especialistas em córnea em todo o mundo. A inclusão na publicação retrata o reconhecimento internacional ao estudo, já que antes de serem compartilhados todos os dados são revisados por um conselho de oftalmologistas de renome mundial.

O tema discutido no trabalho aborda uma técnica utilizada pelos profissionais do BOS no momento da cirurgia. “No caso dessa doença, para essas pessoas que possuem degeneração marginal pelúcida (DMP), a córnea fica mais bicuda e saliente, ocorrendo também um afinamento na periferia inferior da córnea, o que impossibilita o transplante convencional, diante da alta taxa de rejeição. Então, como método de solução, a técnica utilizada, e que abordamos na pesquisa, tem como objetivo aumentar a espessura da periferia da córnea”, explica Adriana Forseto, diretora médica e coordenadora da área de ensino em Oftalmologia do BOS.

Assim, essa técnica permite que o paciente tenha uma melhor adaptação ao uso das lentes de contato após o procedimento e, caso seja necessário um transplante futuro de córnea, a espessura será a adequada para uma cirurgia segura e mais confortável, com a realização dos pontos e o transplante centralizado.

A pesquisa científica publicada contou com a participação, além da diretora médica do BOS, dos médicos oftalmologistas Nicolas Pereira, chefe do setor de córnea, Ângela Nosé, que é residente, e Thiago Gonçalvez. “A publicação dá uma visibilidade muito grande ao serviço desenvolvido, não só internamente no BOS, mas também projeta as produções feitas no Brasil dentro do meio acadêmico internacional. A ‘Cornea Jornal’ tem um impacto muito significativo na área de córnea”, comenta a dra. Adriana.

Além do reconhecimento internacional, a diretora médica destaca que as produções científicas, assim como o desenvolvendo e atualização das técnicas cirúrgicas buscam melhorar o atendimento à população. “É a partir das pesquisas que conseguimos descobrir novas técnicas e sempre o maior beneficiado são os nossos pacientes”, pontua a especialista. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos