fbpx
Oftalmologia

BOS fará simpósio sobre avanços em tratamentos

Evento discutirá os últimos avanços em tratamentos na área de córnea, catarata e cirurgia refrativa
BOS fará simpósio sobre avanços em tratamentos
Cirurgia refrativa: o simpósio tratará da avaliação do paciente no pré-operatório e redução de riscos no pós-operatório. Crédito da foto: Reprodução da Internet

O Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (Sinbos 2019) será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro e discutirá os últimos avanços em tratamentos na área de córnea, catarata e cirurgia refrativa. O evento vai comemorar também os 40 anos de fundação do BOS. No período de 21 a 23 de outubro, acontecerá o pré-simpósio, com aulas teóricas e wet labs, com cirurgias transmitidas e debatidas ao vivo.

Leia mais  BOS faz parceria com Estado para zerar fila do transplante de córnea

 

A médica oftalmologista, coordenadora da área de ensino em oftalmologia do BOS e membro da comissão organizadora do Sinbos 2019, Adriana Forseto, destaca a importância do evento. “Os participantes colocam literalmente a ‘mão na massa’, o que é muito atrativo e explica a alta procura pelas vagas, pois podem treinar, com segurança, as técnicas cirúrgicas mais avançadas disponíveis atualmente e atualizar seus conhecimentos”, pontua. O pré-simpósio terá wet labs das modalidades cirúrgicas DMEK, PDEK, DWEK, DSEK, DSAEK, DALK, FALK, Femto-TX, TX de Bowman, Anel, Crosslinking, Refrativa: lentes fácicas, Femto-Lasik e Suturas pós-RK.

O simpósio discutirá as atualizações e os avanços na área oftalmológica. “Iremos apresentar o que há de mais moderno em transplante de córnea, com destaque para as técnicas cirúrgicas lamelares e também um novo procedimento, chamado transplante de Bowman, utilizado em casos avançados de ceratocone” (doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas), revela a organizadora. Haverá, ainda, um bloco específico sobre ceratocone, onde serão apresentadas as novidades no tratamento da progressão e controle da doença.

BOS fará simpósio sobre avanços em tratamentos
Para Adriana Forseto, o simpósio trará as técnicas cirúrgicas mais avançadas disponíveis atualmente. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

“O olho seco será um tema muito debatido por ser uma doença cada vez mais frequente”, acrescenta a médica. O olho seco é um problema extremamente comum, sendo agravado pelo uso constante excessivo de eletrônicos e ambientes com ar-condicionado.

Catarata e cirurgia

Está programada, ainda, uma sessão sobre catarata, com atualizações em técnicas, tecnologias e cálculos de lentes, além de outro bloco sobre cirurgia refrativa. “Sobre este tema, falaremos a respeito da avaliação do paciente no pré-operatório, como quando há a presença de problemas de glaucoma e estrabismo, por exemplo, além de debater sobre como reduzir o risco de complicações no pós-operatório da cirurgia refrativa”, detalha a médica.

O Sinbos 2019 será realizado no Centro de Estudos Pascoal Martinez Munhoz, no prédio do Instituto BOS, que fica na rua Vicência Faria Versage, 258, no Jardim Emília, Sorocaba. A expectativa é receber médicos oftalmologistas de todo o Brasil e de diferentes países. Ao longo do evento, é esperado um público superior a 300 pessoas, entre especialistas e outros profissionais do segmento. “Já temos confirmados participantes da Argentina, Chile, Peru, Paraguai e do Uruguai e esperamos receber pessoas de ainda mais países e também de todo o Brasil”, comenta Adriana.

As inscrições para os cursos práticos e as palestras podem ser realizadas pelo e-mail: sinbos@bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7077. A programação completa do evento será divulgada no site oficial: www.bos.org.br/sinbos. Inscrições e mais informações: www.bos.org.br/sinbos, e-mail: sinbos@bos.org.br e telefone: (15) 3212-7077.

Palestrantes

Já estão confirmados para o Sinbos 2019 palestrantes internacionais como Jod Mehta, PhD, chefe e consultor sênior do Singapore National Eye Centre, de Singapura, especialista em córnea, doença ocular externa, catarata, oftalmologia abrangente e cirurgia refrativa; Mark Terry, MD, diretor da Corneal Services e diretor científico do Banco Leonístico de Olhos do Oregon (EUA), atuante em cirurgia de catarata, transplante de córnea, DSAEK, ceratoplastia endotelial, LASIK, cirurgia de células-tronco limilar, cirurgia de Lente Intra Ocular (LIO) refrativa, trauma e cirurgia ocular complexa, e Roberto Piñeda, MD, especialista em córnea, cirurgia refrativa a laser e cirurgias complexas de catarata, professor no departamento de Oftalmologia da Harvard Medical School (EUA) e cientista assistente na Massachusetts Eye and Ear, também nos Estados Unidos.

Também está confirmada a presença de Luiz Izquierdo Jr., PhD., médico oftalmologista cirurgião da Universidad Nacional Federico Villarreal, do Peru, país que ele representa na Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa. É professor na Facultad de Medicina de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos e presidente da Associacão Latinoamericana de Catarata e Cirurgia Refrativa, ambos também no Peru.

BOS: 40 anos

O Sinbos será realizado no prédio do Instituto BOS, que, em três pavimentos, abriga a Clínica Popular do BOS, o Centro de Eventos, salas de conferências, biblioteca e Centro de Estudos, além da diretoria e superintendência do Grupo BOS.

Inaugurado em 2017, em apenas dois anos o crescimento do BOS e da clínica popular demandaram uma ampliação do local, como conta Edil Vidal de Souza, superintendente do Grupo BOS. “Em pouco tempo, nosso prédio ficou pequeno. Por isto, estamos construindo uma ampliação, que irá possibilitar o aumento da capacidade de atendimento na Clínica Popular e proporcionar uma maior capacidade em nossos eventos, como o Sinbos”, frisa. A primeira etapa da ampliação do prédio será o presente de aniversário de 40 anos do BOS, conclui o superintendente. (Da Redação)

Comentários