Fisioterapia

Fortalecimento muscular auxilia no desempenho de corredores

Trabalhar a musculatura de forma localizada ajuda o atleta a correr sem riscos



Os membros inferiores devem ser fortalecidos. Crédito da foto: Reprodução

A corrida proporciona diversos benefícios para a saúde e uma maneira de melhorar o desempenho dos corredores é conciliar o exercício aeróbico com a musculação, em busca do fortalecimento muscular e das articulações. Trabalhar a musculatura dos membros inferiores de forma localizada traz um fortalecimento extra e ajuda o atleta a correr sem riscos.

O educador físico e fisioterapeuta Jean Luis Gimenes Peres é professor da Unip Sorocaba e recomenda um plano de exercícios para as pessoas interessadas na corrida. Esse plano, explica, deve incluir um fortalecimento muscular dos membros inferiores e das articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos, que são as mais afetadas durante a corrida.

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Jean diz que, para qualquer pessoa interessada em começar a correr, o ideal é fazer uma boa avaliação médica antes, o que inclui exames cardiorrespiratórios e ortopédicos. Ele orienta, ainda, a procura por um profissional de educação física, que vai montar um plano de exercícios de acordo com as particularidades de cada pessoa. “O especialista vai indicar a frequência adequada ou se essa pessoa deve iniciar com uma caminhada”, cita.

Jean é educador físico e fisioterapeuta. Foto: Emídio Marques

Por ser um exercício de médio a alto índice de impacto, detalha Jean, a corrida é recomendada para prevenir a osteoporose, pois provoca uma melhor captação do cálcio nos ossos, deixando-os mais fortes e menos propensos à fraturas. O professor diz ainda que a corrida em esteira minimiza o impacto, por conta dos sistemas de amortecimento. “Para quem prefere correr na rua o ideal é iniciar em terrenos com grama”, acrescenta.

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Atenção ao calçado

O profissional afirma que a escolha de um bom calçado auxilia na absorção do impacto e na qualidade da corrida. O tênis utilizado deve ser específico para corrida, em especial com um bom amortecimento na parte da trás. O drop do calçado, que é a diferença entre a espessura entre a sola da região do calcanhar e a sola da região do antepé, deve variar de três a quatro centímetros.

Jean orienta ainda que o corredor opte por um tênis de corrida minimalista, com uma palmilha neutra, e em caso de necessidade solicite uma palmilha personalizada para um profissional especializado. “A palmilha específica pode corrigir problemas na pisada, por exemplo”, finaliza.

Os tênis devem ser específicos para corrida. Crédito da foto: Emídio Marques

Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul

12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul será disputada em neste domingo (30), a partir das 8h. O evento terá caminhada de 3 quilômetros, além de corrida com percursos de 5,4 e 10,4 quilômetros.

A largada será feita de dentro do jornal Cruzeiro do Sul. Os participantes da caminhada farão o percurso na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, entre os retornos próximos ao Fórum Cível e à biblioteca municipal.

Quem for correr sairá pela Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, acessará as avenidas Rudolf Dafferner e Professor Joaquim Silva e retornará para o jornal Cruzeiro do Sul. Os participantes da corrida de 10,4 quilômetros farão esse percurso duas vezes.

Na chegada, os participantes terão a oportunidade de passar por dentro do prédio onde está instalada a máquina utilizada para imprimir o jornal Cruzeiro do Sul, seja caminhando ou correndo.

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