Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exames para detectar coronavírus seguem exclusivos para pacientes de casos graves

01 de Abril de 2020 às 00:01

Exames para detectar coronavírus seguem exclusivos para pacientes de casos graves No mundo todo estão sendo usados testes, para detectar o coronavírus, feitos com o swab, cotonete estéril que serve para coleta de material microbiológico. Crédito da foto: AFP / Hector Retamal

Enquanto o número de mortes suspeitas por Covid-19 cresce a cada dia em Sorocaba -- já são seis, no total --, os resultados dos exames realizados em pacientes da cidade parecem não acompanhar o mesmo ritmo.

A morosidade na conclusão dos exames tem gerado críticas e questionamentos de parcela da população sobre uma suposta subnotificação do número de casos confirmados na cidade. Isso porque, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente são solicitados exames do novo coronavírus a pacientes suspeitos internados graves ou críticos, além de profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

Conforme a determinação da pasta, o teste diagnóstico não deve ser realizado em pessoas assintomáticas, que podem estar infectadas e acabar transmitindo para outra pessoa sem saber -- por isso, a importância do isolamento social, defendido pelas autoridades de saúde. Segundo a secretaria, essas medidas buscam otimizar o bom uso do recurso dos exames, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Alta demanda

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), afirma que os exames são realizados pelo órgão estadual Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por descartar e confirmar casos de coronavírus de todo o Estado de São Paulo. “O órgão estadual não tem fornecido essa previsão de resultados aos municípios em razão da elevada demanda, decorrente da epidemia que o Estado enfrenta”, afirma a administração municipal, em nota.

A Secretaria de Estado da Saúde não informa qual é o prazo máximo e médio para a conclusão dos diagnósticos. Ontem, até o fechamento deste texto, Sorocaba contava com 246 casos suspeitos.

Ampliação da rede

Por meio de nota, secretaria estadual afirma que, conforme orientação do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, está ampliando a rede de diagnóstico e adquirindo insumos extras para a detecção de Covid-19. Segundo a pasta, foram adquiridos 60 mil testes extras para suporte do Instituto Adolfo Lutz, importados dos Estados Unidos. Além disso, o Ministério da Saúde também envia testes aos Estados, mas a quantidade não foi informada.

Segundo o governo estadual, o Adolfo Lutz recebe cerca de 1,2 mil amostras por dia e processa, prioritariamente, os casos graves e óbitos, conforme definido pelo Centro de Contingência. Os resultados são enviados ao serviço que solicitou a análise, para notificação ao município de referência. “No momento, o Lutz está estudando a aquisição de mais insumos, para abastecer a rede e dar mais agilidade nos diagnósticos do novo coronavírus”, complementa o órgão. O Instituto Butantan também instalou, na quarta-feira, dia 25, um novo laboratório para exames de Covid-19, que agora passa por processo de validação. A previsão é de que ainda na primeira quinzena de abril comecem as análises de amostras, com capacidade para até duas mil por dia.

Em relação aos óbitos suspeitos, a Secretaria de Saúde de Sorocaba detalha que a coleta de exame pode ser feita até 12 horas pós-morte. Todos os exames são feitos com o uso do swab, cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa. (Felipe Shikama)