Cuide-se

Como combater o coronavírus, a dengue e outras doenças

Como combater o coronavírus, a dengue e outras doenças
Cuidados básicos e informação correta são essenciais para afastar algumas doenças. Crédito da foto: Divulgação

Naturalmente, o surgimento de um novo vírus, causa sim muita preocupação, no entanto, não podemos deixar de nos atentar e de combater antigas doenças conhecidas em nosso país, como a dengue, a febre amarela e o sarampo, por exemplo. Que matam muito mais que o coronavírus.

Não se trata de uma competição! A preocupação e a curiosidade pela nova doença não podem dar lugar ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ou ainda, dos esforços para vacinação e prevenção do sarampo, que voltou a assombrar a saúde do país.

Então, redobre os cuidados de higiene e combate, independente da doença. Faça sua parte no combate e na prevenção. Não se acostume e nem se acomode a ouvir as estatísticas de infectados e mortos. Fique atento:

Aedes Aegypti

A população deve redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Por isso, tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Leia mais  Quais os sintomas, as formas de transmissão e como se prevenir

Na área externa, cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água, e deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

Coronavírus

Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, use um desinfetante para as mãos à base de álcool; evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evite contato próximo com pessoas doentes; fique em casa quando estiver doente; cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

Sarampo

A vacinação é a única forma de se prevenir da doença. Então, pegue sua carteirinha de vacinação e procure o posto de saúde mais próximo para se informar se o seu esquema vacinal está completo. Se não tiver, vacine-se.

Leia mais  Diferenças entre alergia e coronavírus

Independentemente da doença que você esteja buscando informações, fuja de fake news, receitas milagrosas enviadas por whatsapp ou facebook, boatos, informações maliciosas e mal intencionadas. Procure sempre por uma fonte segura, como sites oficiais do Ministério da Saúde, ou da Secretaria Estadual e Municipal da Saúde e da Vigilância Epidemiológica. (Da Redação)

Comentários