Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acidente doméstico cresce 30% na pandemia

07 de Outubro de 2020 às 00:01

Acidente doméstico cresce 30% na pandemia Maioria dos casos envolve quedas de escadas e cadeiras. Crédito da foto: Divulgação

O confinamento durante a pandemia aumentou as lesões e acidentes domésticos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante o período de isolamento social, o número de ocorrências cresceu pelo menos 30%. Além disso, grande parte dos imprevistos é provocada por quedas ao realizar tarefas de manutenção doméstica, como subir em cadeiras e escadas, ou carregar equipamentos. Ainda de acordo com a agência das Nações Unidas (ONU), a maioria dos casos envolve pessoas com idade acima de 65 anos.

A OMS alerta que a prática de exercícios físicos realizados em casa também colaborou para o aumento de lesões desde o início da pandemia, já que muitas pessoas começaram a realizar atividades físicas por meio de aplicativos ou aulas online. Segundo a fisioterapeuta Aline Caniçais, as lesões mais comuns acontecem nos joelhos e tornozelos, além da região lombar e do quadril. “As improvisações ao realizar atividades às quais as pessoas não estão acostumados podem ocasionar quedas e causar fraturas, luxações e entorses.

Nestes casos, uma opção de tratamento das lesões é com a utilização de equipamentos que utilizam correntes excitomotoras e terapêuticas. A fisioterapeuta explica que as correntes que promovem contração muscular, quando associadas a contração ativa da musculatura, proporcionam um tratamento global e garantem resultados efetivos, pois recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares. Já as correntes terapêuticas promovem o alívio sintomático das dores, contribuindo para a recuperação do local lesionado.

Estimulação elétrica

A estimulação elétrica foi desenvolvida com o objetivo de melhorar as contrações voluntárias do músculo esquelético, ou seja, tornando-o mais funcional. Em muitos idosos, o controle sobre os músculos pode estar bem prejudicado, e a eletroterapia auxilia nesse sentido. O tratamento facilita a realização de movimentos funcionais ou pode manter o alinhamento da postura para a execução de movimentos. (Da redação)

Veja como evitar lesões trabalhando em casa

A fisioterapeuta Aline Caniçais relaciona algumas dicas para evitar lesões durante as atividades em casa:

1. Sempre observar a carga, não tente fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão e é necessário suspender exercícios na região lesionada. Tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso, quando possível, faça em frente à um espelho. As principais regiões em que se deve evitar sobrecarregas são pescoço, coluna e joelhos.

2. Tente executar com perfeição os exercícios, tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de fazer. Durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.

3. Durante os exercícios de membros superiores (braços) evite contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço), evite também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas), não deixe o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro.