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Cardiologia

Corrida é aliada do coração e previne doenças

Cardiologista fala dos benefícios que o exercício traz para a saúde
A corrida promove a interação social, fazendo com que os praticantes se incentivem entre si. Foto: Emídio Marques (27/08/2017)

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo, superando o câncer e os acidentes de trânsito, por exemplo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). E uma das formas de evitar esse risco e aumentar a longevidade é combater o sedentarismo. Atividades físicas aeróbicas, como a corrida, são indicadas pelos benefícios que oferecem ao coração e à saúde como um todo.

A prática é recomendada para todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, segundo o cardiologista Péricles Salmazo, professor do campus Sorocaba da PUC e cooperado da Unimed Sorocaba. Inclusive pessoas hipertensas, com histórico de problemas no coração ou ortopédicos podem se beneficiar do exercício, conforme o médico. “Uma avaliação médica prévia vai dar o melhor direcionamento para cada pessoa”, cita.

Antes de iniciar o exercício, Péricles recomenda um check-up e uma avaliação cardiológica, sobretudo para pessoas com mais de 35 anos. Segundo ele, o médico deve conhecer o histórico individual e familiar do paciente, se há sintomas como dor no peito ou falta de ar, fazer uma ausculta do coração e medir sua pressão arterial. “A partir disso pode ser solicitado um eletrocardiograma de repouso para mais detalhes”, afirma.

Outra recomendação para quem vai começar o exercício é iniciar com caminhadas de distância e duração mais curtas, respeitando o limite do corpo e ir aumentando o tempo e a intensidade da corrida progressivamente. “Isso é importante para que a pessoa ganhe condicionamento físico, adaptação cardiovascular, respiratória, muscular e esquelética”, diz. O cardiologista recomenda ainda o acompanhamento de um profissional de educação física.

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Sobre o tempo e a frequência do exercício, Péricles explica que os benefícios do esporte começam a ser sentidos com a prática de no mínimo 150 minutos por semana, segundo indicam estudos. Isso significa, na prática, que a pessoa deve adotar uma rotina de correr ao menos meia hora por dia, cinco dias por semana. Ou então é possível praticar uma hora por dia em dias alternados, dependendo da rotina de cada praticante.

Outra aliada para potencializar os efeitos da corrida no corpo é a alimentação. Uma hora ou uma hora e meia antes do exercício é recomendado consumir alimentos leves, sobretudo carboidratos que vão fornecer a reserva energética que será gasta na corrida. “A pessoa nunca deve correr em jejum, pois isso vai ocasionar um quadro de hipoglicemia”, diz o médico. Também é necessária atenção à hidratação antes e durante a atividade, para evitar a fadiga muscular.

Estudos indicam ao menos 150 minutos de corrida por semana. Foto: Pixabay

Os benefícios da corrida

De acordo com Salmazo, exercícios aeróbicos como a corrida trazem benefícios para os sistemas cardiovascular, imunológico e ortopédico. Também é possível citar vantagens para a questão psicológica e social, pois promove a interação entre as pessoas e melhora o fluxo sanguíneo cerebral, dando sensação de prazer. “É um exercício completo, que auxilia inclusive em quadros depressivos”, diz.

O médico explica que, quando começa a correr, a pessoa ganha maior vasodilatação, reduzindo os níveis de pressão arterial, uma alteração que pode auxiliar no tratamento de quem é hipertenso. Para o coração, há uma melhora na circulação sanguínea e auxílio na desobstrução das coronárias, além do desenvolvimento de novas conexões vasculares.

O cardiologista Péricles Salmazo. Foto: Ednilson Jodar Lopes / Reprodução

Há ainda, segundo o cardiologista, a melhora do perfil metabólico, com redução dos níveis de triglicerídeos e do LDL, o colesterol ruim, ao mesmo tempo em que ocorre o aumento dos níveis do HDL, o colesterol bom. “Outros pontos positivos são o auxílio no controle da diabetes e a melhora das funções cognitivas cerebrais”, destaca. Com grau de impacto controlado, o exercício também estimula a produção de massa óssea.

Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul

Estão abertas até o dia 23 de junho as inscrições para a 12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul, que será disputada em 30 de junho (domingo), a partir das 8h. O evento terá caminhada de 3 quilômetros, além de corrida com percursos de 5,4 e 10,4 quilômetros.

A largada será feita de dentro do jornal Cruzeiro do Sul. Os participantes da caminhada farão o percurso na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, entre os retornos próximos ao Fórum Cível e à biblioteca municipal.

O evento terá caminhada de 3 quilômetros, além de corrida com percursos de 5,4 e 10,4 quilômetros. Foto: Emídio Marques (24/6/2018)

Quem for correr sairá pela Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, acessará as avenidas Rudolf Dafferner e Professor Joaquim Silva e retornará para o jornal Cruzeiro do Sul. Os participantes da corrida de 10,4 quilômetros farão esse percurso duas vezes.

Na chegada, os participantes terão a oportunidade de passar por dentro do prédio onde está instalada a máquina utilizada para imprimir o jornal Cruzeiro do Sul, seja caminhando ou correndo.

Retirada de kits

A retirada dos kits da 12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul acontecerá exclusivamente no Shopping Cidade Sorocaba, no piso L2. A distribuição será feita nos dias 28, das 14h às 22h, e 29, das 12h às 22h.

Para retirar o kit é indispensável a apresentação do comprovante de inscrição pago e documento de identificação original com foto. No dia da corrida, esse processo será feito exclusivamente para corredores que não residem em Sorocaba (mediante conferência do endereço do cadastro que consta na inscrição), comprovante de inscrição pago e documento de identificação original com foto.

A 12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul é patrocinada pelo Tauste – Faz toda a diferença, Shopping Cidade Sorocaba e Unip (Universidade Paulista). O evento tem o apoio da Record TV Paulista, Prefeitura de Sorocaba, Urbes, Opt Óculos, Unimed Sorocaba, Água Mineral Natural Klarina, Pipocas Clac, Bufo & Silva Corretora de Seguros, do Projeto Eu, Sorocaba Esportes, Mundo Verde, MaxxiOvos Fit. A organização é da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (Aasp).

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