Argentina formaliza saída da Organização Mundial da Saúde

Por Cruzeiro do Sul

Milei havia anunciado decisão um ano atrás

O governo argentino formalizou, na terça-feira (17), sua saída da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma decisão anunciada há um ano, informou o ministro das Relações Exteriores, Pablo Quirno.

A medida segue o exemplo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um importante aliado do presidente argentino, Javier Milei.

Assim como a Casa Branca ao anunciar sua saída da organização, o governo argentino criticou a atuação da OMS no combate à pandemia de Covid-19. A Argentina declarou no ano passado que “as recomendações da OMS não funcionam porque se baseiam em interesses políticos, não na ciência”.

A Argentina “continuará promovendo a cooperação internacional em saúde por meio de acordos bilaterais e fóruns regionais, preservando plenamente sua soberania e sua capacidade de tomar decisões sobre políticas de saúde”, afirmou Quirno no X.

O governo de Milei anunciou a decisão há um ano e concluiu o processo dentro dos prazos estipulados pelos tratados internacionais, especificou o Ministério das Relações Exteriores. (AFP)