União Europeia quer assinar acordo com Mercosul
A Comissão Europeia quer assinar o acordo comercial com o Mercosul em 12 de janeiro no Paraguai, informaram integrantes da diplomacia nesta sexta-feira (19), após o adiamento anunciado no dia anterior devido à pressão da França e da Itália.
O Executivo europeu esperava assinar o tratado de livre comércio hoje (20), no Brasil, mas foi obrigado a adiá-lo devido à falta de apoio suficiente entre os países membros. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mostrou-se, no entanto, “confiante” na possibilidade de fechar o acordo em janeiro.
Os agricultores europeus opõem-se ao acordo e vários milhares deles protestaram na quinta-feira em Bruxelas, coincidindo com uma cúpula de chefes de Estado e de governo.
A FNSEA, principal sindicato agrícola francês, pediu que a mobilização fosse mantida, apesar do adiamento. Negociado há mais de 25 anos, este acordo permitiria à UE exportar mais automóveis, maquinaria, vinhos e bebidas alcoólicas para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em troca, facilitaria a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja sul-americanos, algo que preocupa os setores afetados. (Estadão Conteúdo)