EUA encerram ‘shutdown’ mais longo da história
O presidente Donald Trump sancionou na quarta-feira (12) a lei que encerrou a paralisação governamental mais longa da história dos Estados Unidos, após 43 dias de uma dura disputa política entre republicanos e democratas. Trump assinou a lei que havia sido aprovada pela maioria republicana na Câmara dos Representantes, com 222 votos a favor e 209 contrários.
“Hoje (quarta) enviamos uma mensagem clara de que nunca nos submeteremos a uma extorsão”, disse o presidente à imprensa na Casa Branca.
A paralisação orçamentária forçou a demissão temporária de centenas de milhares de funcionários, provocou cancelamentos de voos e angústia entre famílias que dependiam de ajuda pública para subsistir.
“Eles sabiam que iriam causar danos, e mesmo assim o fizeram”, acusou o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, em alusão aos democratas.
O Escritório de Orçamento do Congresso calcula que o país perdeu até US$ 14 bilhões (cerca de R$ 74 bilhões) neste bloqueio orçamentário. (AFP)