Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’

STF e seus magistrados sofrerão sanções americanas

Por Cruzeiro do Sul

Pronunciamento partiu da Casa Branca à CNN

A Casa Branca afirmou que o presidente norte-americano Donald Trump acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro é hoje alvo de “ataque de um sistema judicial armado”. As declarações foram dadas em nota enviada à CNN, em comentário às medidas restritivas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente, entre a noite de sexta-feira (18) e ontem (19).

“O presidente Trump acredita que Bolsonaro e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judicial armado. Esta é uma caça às bruxas que não deveria estar acontecendo”, disse a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly.

Também nesta sexta, após a ação da Polícia Federal contra Bolsonaro, o governo Trump anunciou a revogação dos vistos de entrada no território americano de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux foram poupados. A decisão também engloba familiares de Moraes e de “seus aliados no STF”, segundo o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio. Procurado, o STF não se manifestou sobre a decisão.

Jeffrey Epstein

Trump vive seu próprio tormento pessoal. O presidente dos Estados Unidos ingressou com uma ação judicial de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 55,8 bilhões) contra o Wall Street Journal e o empresário Rupert Murdoch, dono do jornal, após reportagem afirmar que o republicano enviou uma carta “sexualmente sugestiva” ao milionário Jeffrey Epstein, acusado de tráfico humano e abuso sexual de menores.

Walter Delgatti Neto

O ministro Alexandre de Moraes, ainda nas questões envolvendo as movimentações da oposição na época das eleições de 2022, decidiu manter a prisão preventiva do hacker Walter Delgatti Neto, condenado a 8 anos e 3 meses de reclusão por invadir sistemas da Justiça brasileira. No mesmo processo, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi sentenciada a 10 anos de prisão e teve a perda do mandato parlamentar decretada. (Estadão Conteúdo)