Países europeus vivem onda de calor extremo
Temperatura superou os 40ºC e população recebeu alerta
Uma onda de calor, com temperaturas que superaram os 40ºC, atinge o continente europeu e faz a população tomar medidas para se refrescar.
Portugal bateu um recorde de temperatura para o mês de junho, com 46,6 ºC registrados no domingo (29) em Mora, cerca de 100 quilômetros a leste da capital, Lisboa, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Paris, os termômetros se aproximaram dos 38ºC e o último andar da Torre Eiffel chegou a ser fechado para os turistas. Conhecida por sua densidade urbana, a cidade enfrenta seu primeiro alerta vermelho em cinco anos.
De Portugal à Croácia e Grécia, passando por Alemanha, Áustria e Suíça, alertas foram ativados na Europa devido ao calor extremo, que a Organização das Nações Unidas (ONU) chamou de “assassino silencioso”, por causa das mortes, principalmente de idosos.
“Como resultado das mudanças climáticas provocadas pelo homem, o calor extremo está se tornando mais frequente, mais intenso. É algo com o qual temos que aprender a conviver”, disse Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM). (AFP)