Prefeitos retidos em Israel conseguem chegar à Jordânia

Grupo de brasileiros busca deixar área de conflito no Oriente Médio

Por Cruzeiro do Sul

Políticos viajaram para participar de feira de tecnologia

Parte dos gestores municipais brasileiros que ficou retido em Tel Aviv após o início dos conflitos entre Israel e Irã, na quinta-feira (12), conseguiu ontem (16) cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança.

“Estamos aqui, na Jordânia, fazendo os procedimentos de visto”, informou, em uma mensagem de vídeo, o tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Nélio Aguiar, pouco após chegar à Jordânia, de ônibus. Aguiar integra o grupo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais que viajaram a Israel para participar de uma feira de tecnologia e segurança.

Segundo a CNM, além de Aguiar, fazem parte do primeiro grupo Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte;

Márcio Lobato, secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte; Welberth Porto, prefeito de Macaé (RJ);

Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ); Cícero de Lucena, prefeito de João Pessoa (PB); Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis (MG); Flávio Guimarães, vereador do Rio de Janeiro; Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ); Francisco Vagner, secretário de Planejamento de Natal (RN);

Davi de Matos, chefe-executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas).

Em uma mensagem de vídeo, o prefeito de João Pessoa contou que, ao chegar à Jordânia, o grupo foi acolhido por funcionários da embaixada do Brasil. “Agora, vamos seguir para a Arábia Saudita, já que, lá, o espaço aéreo está aberto. Continuamos com bastante segurança e tranquilidade”, comentou Lucena.

Teerã

Israel atacou ontem o prédio da televisão estatal iraniana em Teerã, que teve que interromper temporariamente sua transmissão. No momento do ataque, câmeras capturaram uma apresentadora, que criticava a ofensiva de Israel, abandonando rapidamente o set em meio à poeira espessa e aos fragmentos do teto que se soltavam, segundo vídeos divulgados pela imprensa iraniana.

Moradores de Teerã estão fugindo da cidade e um grande congestionamento se formou na rodovia principal que segue para o norte, segundo várias imagens publicadas nas redes sociais.

O governo de Israel pediu aos moradores da capital do Irã que se afastem de infraestruturas militares, que estão sendo alvo de bombardeios. (Agência Brasil e AFP)