Vítimas são resgatadas com vida 5 dias após terremoto em Mianmar

Por Cruzeiro do Sul

Equipes buscam sobreviventes nos escombros de prédios

Equipes de resgate retiraram dois homens com vida dos escombros de um hotel na capital de Mianmar ontem (2) e um terceiro de uma pousada em outra cidade, cinco dias após o terremoto de magnitude 7,7. No entanto, a maioria das equipes está encontrando apenas corpos, e crescem as preocupações de que os contínuos ataques militares contra forças de resistência possam comprometer os esforços de socorro.

O terremoto atingiu a região ao meio-dia da última sexta-feira (28), derrubando milhares de edifícios, colapsando pontes e destruindo estradas. O número de mortos subiu para 2.886 ontem (2), com outros 4.639 feridos, segundo a emissora estatal MRTV. Relatórios locais sugerem números ainda mais altos.

O terremoto ocorreu em meio à guerra civil em Mianmar, agravando uma crise humanitária já severa. Antes do desastre, mais de 3 milhões de pessoas já haviam sido deslocadas de suas casas e quase 20 milhões necessitavam de assistência, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). (Estadão Conteúdo)