Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Tempestade de inverno nos Estados unidos matou 50 pessoas

No estado do Tennessee, o Departamento de Saúde confirmou 14 vítimas fatais relacionadas com as condições meteorológicas

20 de Janeiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Americanos estão em alerta
Americanos estão em alerta (Crédito: ANGELA WEISS / AFP)

Tempestades implacáveis atingiram os Estados Unidos esta semana e causaram ao menos 50 mortes relacionadas com o clima, enquanto vastas áreas do país se preparam para novos eventos extremos. As temperaturas congelantes, as nevascas e o gelo espesso provocaram acidentes fatais nas rodovias, afetaram o transporte aéreo, fecharam escolas e deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica. Além disso, milhões de americanos estão sob alerta meteorológico.

No estado do Tennessee, o Departamento de Saúde confirmou 14 vítimas fatais relacionadas com as condições meteorológicas, e na Pensilvânia, cinco mulheres morreram na terça-feira (16) em uma autoestrada em um acidente com um reboque, segundo a polícia.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, informou, por meio de nota divulgada na sexta-feira (19), sobre cinco mortes vinculadas às condições climáticas em seu estado.

E no Oregon, três pessoas morreram eletrocutadas, quando um cabo de alta tensão caiu em cima de um carro bloqueado em uma tempestade de gelo na quarta-feira (17), segundo o Corpo de Bombeiros de Portland.

As tempestades de inverno deixaram 75 mil clientes do Oregon sem eletricidade na noite de sexta-feira, segundo o site de acompanhamento Poweroutage.us. O governo estadual também decretou estado de emergência.

Também foram registrados óbitos em Illinois, Kansas, New Hampshire, Nova York, Wisconsin e no estado de Washington, onde se acredita que cinco pessoas tenham morrido por exposição ao frio, segundo veículos locais, citando funcionários de Seattle.

Tempestades afetaram várias regiões do país, como o noroeste do Pacífico, as Montanhas Rochosas e partes da Nova Inglaterra, sobretudo o oeste de Nova York, onde os meteorologistas reportaram a precipitação de cerca de 1,9 metro de neve perto de Buffalo no prazo de cinco dias esta semana.

As temperaturas congelantes também chegaram ao sul dos Estados Unidos, uma região pouco habituada ao inverno rigoroso. Algumas partes do país se preparam para temperaturas ainda mais baixas durante este fim de semana.

“Outra rajada ártica trará temperaturas frias e ventos gelados perigosos às Planícies e ao vale do Mississípi até o leste dos Estados Unidos”, informou, na sexta-feira, o Serviço Meteorológico Nacional em seu último alerta. (AFP)