Zelensky busca apoio e encontra congresso americano dividido

Presidente ucraniano expôs seus argumentos no Senado, controlado pelo Partido Democrata, do presidente Joe Biden

Por Cruzeiro do Sul

Presidente ucraniano também se encontrou com Joe Biden

Volodymyr Zelensky viajou a Washington em busca do apoio dos Estados Unidos a um novo pacote de ajuda ao seu país, mas deparou-se, nesta terça-feira (12), com a divisão no Congresso americano.

O presidente ucraniano expôs seus argumentos no Senado, controlado pelo Partido Democrata, do presidente Joe Biden, que simpatiza com sua causa. Depois, fez o mesmo na Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, mais reticentes a conceder uma nova ajuda à Ucrânia, em guerra com a Rússia.

O republicano Mike Johnson, líder da Câmara, indicou que a presença de Zelensky não dissipou as dúvidas entre os conservadores. “O que o governo Biden parece querer são bilhões de dólares a mais sem uma supervisão adequada, sem uma estratégia real para a vitória”, comentou, após se reunir com o chefe de Estado ucraniano.

O líder da maioria democrata no Senado, no entanto, insistiu na importância da ajuda à Ucrânia. “Se perdermos, Putin vencerá, o que será muito perigoso para os Estados Unidos”, declarou Chuck Schumer após se reunir com Zelensky, no momento em a Rússia reivindica avanços militares no sul ucraniano.

O presidente da Ucrânia publicou na rede social X (antigo Twiiter) que a conversa com os senadores foi “franca e amigável”. À tarde, ele foi à Casa Branca para se reunir com o colega Joe Biden antes de uma entrevista coletiva. (AFP)