Internacional
Estados Unidos encontram saída para evitar o ‘shutdown’
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, neste sábado (30), uma medida de financiamento emergencial, um passo-chave para adiar a paralisação iminente do governo federal, conhecida como “shutdown”.
A aprovação se deu depois de o presidente da Câmara (baixa), o republicano Kevin McCarthy, fazer uma última tentativa para evitar a paralisação, mas só poderia ser aprovada com apoio dos democratas. O texto foi aprovado por 335 votos a favor e 91 contra, e agora deve seguir para o Senado. O documento prevê que a administração continue recebendo recursos durante 45 dias.
Se o Senado não aprovar a medida, a maior economia do mundo funcionará em câmera lenta: 1,5 milhão de funcionários ficarão sem salário, o tráfego aéreo ficará conturbado e muitos serviços públicos não vão funcionar.
Nem o Senado, controlado pelos democratas, nem a Câmara de Representantes, controlada pelos republicanos, conseguiram até agora aprovar um projeto de lei para prorrogar o orçamento federal, que expirava ontem.
A medida aprovada por iniciativa de McCarthy, conhecida como “stopgap”, permitiria ao governo continuar funcionando por mais 45 dias, mas sem nenhuma ajuda para a Ucrânia -- um ponto de discórdia importante para os democratas.
Em 2018, durante o mandato de Trump, o país viveu um shutdown. Segundo várias estimativas, o PIB americano perdeu na ocasião mais de US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 11 bilhões, na cotação da época). (AFP)