Conflito
Chefe da Otan acredita que a Ucrânia recuperará terras ocupadas
Stoltenberg revelou que a Ucrânia recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta sexta-feira (21) que a Ucrânia está pronta para lançar uma contraofensiva que lhe permitirá retomar territórios ocupados por tropas invasoras russas.
‘Estou confiante de que [os ucranianos] estão em posição de liberar mais territórios‘, declarou Stoltenberg à margem de uma reunião dos aliados da Ucrânia na base militar americana em Ramstein, na Alemanha.
‘Uma das principais questões discutidas aqui hoje (ontem) foi revisar as diferentes capacidades, sistemas e suprimentos que os ucranianos precisam para recuperar mais terreno‘, acrescentou.
Stoltenberg revelou que a Ucrânia recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot.
‘Alemanha e Estados Unidos entregaram baterias Patriot, que já estão em operação na Ucrânia‘, disse ele, sem especificar as quantidades. O Pentágono disse, em março, que 65 militares ucranianos completaram seu treinamento Patriot nos Estados Unidos e retornaram à Europa.
A Ucrânia exige insistentemente a entrega de sofisticados sistemas de defesa para se proteger dos bombardeios russos.
O chefe do Estado-Maior americano, o general Mark Milley, argumentou, por sua vez, que os russos ‘dispõem de um poder aéreo considerável‘, por isso que ‘equiparar a força aérea ucraniana à russa exigiria um esforço considerável‘.
Apesar disso, Stoltenberg reconheceu a necessidade de se falar em novas ‘plataformas‘ de apoio ao conflito, e sublinhou a necessidade de garantir que as armas já fornecidas continuem funcionando.
‘Agora, esta é uma batalha de atrito e uma batalha de atrito se torna uma guerra de logística‘, disse o chefe da Otan.
Cerca de 50 países participam da reunião de Ramstein.(AFP)