Guerra
Ministro da Defesa russo visita o ‘front’ na Ucrânia
O ministro da Defesa russo fez uma inspeção no front oriental da Ucrânia, onde se travavam combates pelo controle da cidade de Bakhmut, símbolo da ofensiva das forças russas e da resistência ucraniana.
Sergei Shoigu “inspecionou um posto de comando no front, na direção Donetsk-Sul”, indicou o Ministério da Defesa, sem informar o local exato, nem a data da visita. Um vídeo oficial mostra o ministro a bordo de um helicóptero e, posteriormente, conversando, sem capacete ou colete, com um militar em frente a prédios danificados, sob a vigilância de um soldado.
A visita ocorre no momento em que se intensificam os combates pelo controle de Bakhmut, região de Donetsk, cidade de valor estratégico limitado, mas que ganhou um significado simbólico para ambos os lados, após meses de combate.
Yevgeny Prigozhin, líder do grupo paramilitar russo Wagner, na linha de frente da batalha de Bakhmut, disse que a cidade estava “praticamente cercada” e pediu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que ordene o recuo dos resistentes.
“A situação em Bakhmut é difícil, mas está sob controle”, disse ontem (4) o porta-voz do Exército ucraniano Serguii Cherevaty à rede de TV My-Ukrain. Amplamente destruída e evacuada pela maioria de seus habitantes, a cidade tornou -se “o epicentro” do conflito, acrescentou. Ainda ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou mais US$ 400 milhões (R$ 2 bilhões) em ajuda militar à Ucrânia. (AFP)