Nenhuma nova variante foi identificada na China, diz OMS

Os 27 Estados-membros acordaram, ainda, outras recomendações que devem ser aplicadas por cada país

Por Cruzeiro do Sul

Cidade de Xangai, na China

Representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniram-se nesta semana com representantes do governo chinês para discutir a explosão de casos de Covid-19 no país. Em comunicado, a OMS informou que nenhuma nova variante ou mutação de significado foi observada nos dados de sequenciamento genético disponibilizados pelos especialistas chineses.

O Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução de Vírus da OMS reúne-se regularmente para revisar evidências científicas recentes sobre variantes da covid-19 e aconselha a organização sobre a necessidade de mudança nas estratégias de saúde pública.

“A manutenção de altos níveis de vigilância genômica representativa em toda a China, e globalmente, o anúncio de sequências genômicas com metadados clínicos e epidemiológicos relevantes e o rápido compartilhamento desses dados são os pilares de uma avaliação de risco global oportuna”, destacou a OMS.

União Europeia

A União Europeia (UE) recomendou a seus Estados-membros que exijam testes negativos de Covid-19 com menos de 48 horas aos viajantes procedentes da China antes do embarque, segundo acordo anunciado nesta quarta-feira (4).

Os 27 Estados-membros acordaram, ainda, outras recomendações que devem ser aplicadas por cada país. Entre elas estão sugerir aos viajantes o uso de máscara, a realização de testes aleatórios em sua chegada e o controle das águas residuais de aeroportos com voos internacionais e de aviões que chegam da China. (Agência Brasil e AFP)