Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

EUA tentam retomar laços com Venezuela

29 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Getty Images / AFP)

Altos funcionários do governo dos Estados Unidos viajaram discretamente para a Venezuela em mais uma tentativa de buscar americanos detidos e reconstruir as relações com a gigante petrolífera sul-americana enquanto a guerra na Ucrânia se arrasta, forçando os EUA a recalibrar seus objetivos de política externa.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA descreveu a viagem como uma visita de bem-estar focada na segurança de vários cidadãos americanos detidos em Caracas, incluindo um grupo de executivos de petróleo da Citgo, com sede em Houston, presos há mais de quatro anos.

A delegação inclui Roger Carstens, o enviado especial presidencial para assuntos de reféns, bem como o embaixador James Story, que chefia a Unidade de Assuntos Venezuelanos do governo dos EUA na vizinha Colômbia.

O presidente Nicolás Maduro confirmou a visita durante declarações televisionadas, dizendo que a delegação se reuniria com um aliado de confiança, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, para “dar continuidade à agenda bilateral entre o governo dos Estados Unidos e o governo da Venezuela”. (Estadão Conteúdo)