Putin diz que Rússia poderá ajudar Ucrânia a exportar grãos

Por Cruzeiro do Sul

Presidente russo quer fim das sanções econômicas ao seu país.

A Rússia está pronta para ajudar uma exportação, sem impedimentos, de grãos da Ucrânia, disse ontem o presidente russo Vladimir Putin, em conversa por telefone com o presidente francês Emmanuel Macron e o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Olaf Scholz.

A ajuda incluiria os portos localizados no Mar Negro, disse o Kremlin em comunicado divulgado ao final da conversa telefônica, em um contexto de temor de um grave crise alimentar causada pela invasão russa na Ucrânia.

Segundo Putin, as dificuldades relacionadas com as entregas de alimentos têm sido causadas por “uma política econômica e financeira equivocada dos países ocidentais, bem como por sanções anti-russas” impostas por estes países, diz no comunicado.

A Ucrânia, grande exportadora de grãos, tem sua produção bloqueada devido aos combates. A Rússia, outra potência agrícola, não pode vender seus fertilizantes e grãos devido às sanções ocidentais. (AFP)