Explosão em hotel de Cuba deixa 18 mortos
Uma forte explosão registrada ontem (6) no hotel Saratoga, no centro de Havana, deixou ao menos 18 mortos e 74 feridos, destruindo vários andares e causando danos ao seu redor.
“Nossas mais sentidas condolência e acompanhamento sincero às famílias e amigos das vítimas. #FuerzaCuba”, disse o presidente Miguel Díaz-Canel em um tweet, depois de visitar o local e vários hospitais.
A explosão aconteceu às 11h no horário local (12h no horário de Brasília). Díaz-Canel, chegou uma hora depois ao local para supervisionar os trabalhos de resgate.
As investigações iniciais indicam que houve vazamento de gás. Um repórter do canal Habana disse que uma empresa de gás fazia serviços de manutenção no hotel antes da explosão.
“Não foi uma bomba ou um atentado. Foi um acidente lamentável”, afirmou Díaz-Canel, em frente aos escombros do luxuoso hotel Saratoga, situado em uma emblemática avenida da cidade e muito próximo ao capitólio.
O hotel, construído em estilo neoclássico, é um dos mais luxuosos de Havana e foi inaugurado em 1880. (AFP e Estadão Conteúdo)