Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Casos confirmados de varíola dos macacos disparam em Portugal

24 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Varíola de macaco: Brasil investiga seis casos suspeitos
Varíola de macaco: Brasil investiga seis casos suspeitos (Crédito: Pexels)

Os casos confirmados de infectados pela varíola dos macacos já chegam a 37 em Portugal, após 14 pessoas terem a doença detectada ontem (23). As autoridades de saúde não descartam um aumento, porque aguardam resultados de outras amostras.

Entre as análises realizadas, a Direção Geral de Saúde (DGS) de Portugal comunicou ontem a identificação de uma variedade do vírus da África Ocidental que é “menos agressivo”. O número disparou desde quarta-feira passada (18), quando a DGS comunicou os primeiros cinco casos no País.

As autoridades de saúde portuguesas recomendam a ida ao médico antes do aparecimento de úlceras, erupções cutâneas ou gânglios linfáticos acompanhados de febre, dores musculares e cansaço. Eles também pedem às pessoas com sintomas que evitem o contato físico direto, além de compartilhar roupas, toalhas, lençóis e objetos pessoais.

A varíola dos macacos, do gênero Orthopoxvirus, é uma doença rara transmissível por meio do contato com animais, pessoas ou materiais infectados ou contaminados pelo vírus. Vários países europeus relataram casos deste vírus que foi detectado pela primeira vez na República Democrática do Congo em 1970 e se multiplicou na última década em países de África Ocidental e Central.

Também ontem, Dinamarca e Escócia registraram seus primeiros registros da doença. (Estadão Conteúdo)