Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Rússia corta hoje (21) o gás para Finlândia

21 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Gazprom será usada para retaliação.
A Gazprom será usada para retaliação. (Crédito: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP)

A Rússia decidiu cortar o fornecimento de gás natural para a Finlândia nas primeiras horas de hoje (21). O anúncio foi feito ontem pela Gasum, agência distribuidora de energia finlandesa, um dia depois da oficialização do pedido de adesão da Finlândia à Otan.

“A Gazprom (estatal russa) informou à Gasum que o fornecimento de gás natural para a Finlândia será cortado”, disse a empresa finlandesa, que garantiu que a população não seria afetada. “A Gasum fornecerá gás a seus clientes de outras fontes através do gasoduto Balticconnector.”

O motivo do corte formalmente foi o descumprimento de uma determinação do Kremlin para que empresas estrangeiras paguem pelo gás russo em rublos. A verdadeira razão, no entanto, foi a insatisfação com a decisão da Finlândia de entrar na Otan. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que prometeu vetar a adesão finlandesa, disse que aceita negociar um acordo com a Europa, que permitirá a entrada do país como membro da aliança.

Com a decisão, a Finlândia se tornou o terceiro país europeu a ter o fornecimento interrompido -- Polônia e Bulgária também ficaram sem o gás russo. “É lamentável que o fornecimento de gás sob contrato agora se esgote”, disse o presidente da Gasum, Mika Wiljanen. “No entanto, nos preparamos para essa situação e, se não houver interrupções na rede de transporte, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses.” (Estadão Conteúdo)