Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Rússia anuncia a expulsão de dezenas de diplomatas europeus

19 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sergey Lavrov, ministro da Relações Exteriores russo.
Sergey Lavrov, ministro da Relações Exteriores russo. (Crédito: RUSSIAN FOREIGN MINISTRY / AFP)

 

A Rússia anunciou ontem (18) que expulsará dezenas de diplomatas europeus, em resposta a medidas similares adotadas pelos países ocidentais, num contexto de tensão desde o início de sua invasão da Ucrânia.

No total, 34 diplomatas franceses devem deixar a Rússia dentro de duas semanas, enquanto 27 diplomatas espanhóis -- “colaboradores da embaixada da Espanha em Moscou e do Consulado Geral da Espanha em São Petersburgo” (noroeste) -- têm sete dias para deixar o país, informou a diplomacia russa. Para Madri, a saída dos diplomatas russos ordenada em abril “se baseou em razões de segurança devidamente justificadas, que não se dão neste caso”.

Moscou também decidiu expulsar 24 diplomatas italianos como medida de retaliação, declarou à imprensa a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, mesmo antes de o embaixador italiano chegar ao ministério das Relações Exteriores para sua convocação.

A França havia anunciado em abril a expulsão de 41 diplomatas russos que, segundo ela, estavam envolvidos em atividades de espionagem, explicando que a sanção fazia parte de “uma abordagem europeia”.

A Rússia “protestou fortemente” ontem contra o que chamou de “decisão provocativa e infundada das autoridades francesas”, de acordo com um comunicado da diplomacia russa. Enfatizou que esta medida “prejudica seriamente as relações russo-francesas, bem como a cooperação bilateral construtiva”.

Por sua vez, Paris “condenou fortemente” o anúncio da Rússia de retaliação, considerando que esta decisão não se baseava em “nenhum fundamento legítimo”. “O trabalho dos diplomatas e funcionários da nossa embaixada na Rússia está totalmente no âmbito da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas e consulares”, disse, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores francês. (AFP)