Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Turquia promete vetar Finlândia e Suécia na Otan; Putin ameaça

17 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson.
A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson. (Crédito: FREDRIK PERSSON / TT NEWS AGENCY / AFP)

 

Suécia e Finlândia, que nos últimos dias aceleraram o processo de adesão à Otan, ganharam dois obstáculos poderosos pela frente: Rússia e Turquia. Ontem, o presidente russo, Vladimir Putin, falou em retaliação à entrada de ambos na aliança. Já o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu vetar a manobra, argumentando que suecos e finlandeses dão proteção a organizações terroristas.

Os motivos de Putin são mais claros, já que a invasão da Ucrânia foi justificada, em parte, pela expansão da Otan na direção de suas fronteiras.

Ontem, na cúpula da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), em Moscou, ele criticou o eventual posicionamento de mais tropas no Mar Báltico. “A expansão da infraestrutura militar para este território (Suécia e Finlândia), certamente, provocará uma resposta da Rússia. Veremos qual será ela com base nas ameaças que serão criadas para nós”, afirmou Putin.

Se a oposição de Putin se traduz em ameaça, a de Erdogan tem caráter mais prático e é mais difícil de superar, já que a adesão de um novo membro precisa da aprovação unânime de todos os 30 países da Otan.

Ontem, Erdogan voltou a acusar Suécia e Finlândia de abrigarem terroristas -- os dois países rejeitaram a extradição de 33 pessoas que fugiram de perseguição política na Turquia -- militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e seguidores do clérigo Fethullah Gulen, acusados de orquestrar uma tentativa de golpe de Estado, em 2016.

Ao saber que diplomatas suecos e finlandeses planejavam uma visita para tentar convencê-lo, Erdogan foi enfático: “Desculpe, mas nem precisam se dar ao trabalho.” (Estadão Conteúdo)