Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Alta dos combustíveis provoca mais violência no Casaquistão

Aumento dos preços entrou em vigor no início do ano e se transformou em uma onda mais ampla de frustração

08 de Janeiro de 2022 às 02:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
Violência aumenta no país por conta da economia
Violência aumenta no país por conta da economia (Crédito: Reprodução)

O presidente do Casaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, afirmou ontem (7) que deu ordem à polícia e ao Exército para atirar sem aviso, enquanto as forças de segurança do país vasculhavam as ruas de Almaty e outras cidades em busca de manifestantes, após dias de agitação provocada por um aumento no preço dos combustíveis.

Tokayev disse que o governo restaurou em grande parte a ordem e acrescentou que o que ele chamou de operação de contraterrorismo continuaria “até a liquidação total dos militantes”, que ele disse ainda estarem usando armas. “As agências de aplicação da lei e o Exército receberam uma ordem minha para atirar em terroristas para matar sem aviso”, disse ele, após a chegada de tropas russas para apoiá-lo.

Os líderes autoritários das ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central costumam usar o termo “terrorista” para descrever dissidentes ou manifestantes. Os protestos desta semana foram desencadeados pelos aumentos nos preços dos combustíveis, que entraram em vigor no início do ano e se transformaram em uma onda mais ampla de frustração sobre a economia do país e o sistema político. (Estadão Conteúdo)