Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Tornados matam mais de 80 pessoas nos EUA

12 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Centro de distribuição da Amazon foi destruído em Illinois.
Centro de distribuição da Amazon foi destruído em Illinois. (Crédito: TIM VIZER / AFP (11/12/2021))

Tornados causaram estragos na sexta-feira em cinco Estados da região central dos Estados Unidos, deixando 70 mortos apenas em Kentucky, e destruindo um depósito da Amazon em Illinois, onde quatro funcionários morreram.

A cidade de Mayfield, no oeste de Kentucky, foi o “marco zero” da tempestade, um cenário de “devastação maciça”, segundo um alto funcionário local.

Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que quarteirões inteiros da cidade foram arrasados, com casas e edifícios destruídos, estruturas de metal retorcidas, árvores caídas e escombros espalhados pelas ruas.

No Arkansas, pelo menos uma pessoa morreu quando um tornado atingiu uma casa de repouso para idosos em Monette, segundo um funcionário do condado. Além disso, outra pessoa morreu em outra parte do Estado, segundo a mídia local.

Além dos prejuízos em Arkansas e Kentucky, cidades do Missouri e Tennessee também sofreram danos com a passagem dos tornados.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tuitou que estes fenômenos haviam causado uma “tragédia inimaginável” na região central do país e prometeu toda a ajuda federal necessária.

Lori Wooton estava na casa de sua filha na localidade de Dawson Springs, em Kentucky, a cerca de 110 quilômetros de Mayfield, quando um tornado se formou com uma rapidez assustadora.

“No princípio, apenas ouvimos a chuva”, disse Wooton à emissora CNN. “De repente, era algo muito forte, como um trem”, acrescentou. “Não parece que durou muito... Três ou quatro segundos, e logo desapareceu. No entanto, quando saímos e começamos a ver os danos, não podíamos acreditar”, afirmou Lori.

Amazon

Ao mesmo seis pessoas morreram em um centro de distribuição da Amazon em Edwardsville, em Illinois. “Identificamos 45 pessoas que conseguiram sair com segurança do prédio, uma foi enviada por via aérea para ser tratada em um hospital regional e houve seis mortos”, disse James Whiteford, chefe dos bombeiros da cidade de Edwardsville. (AFP)