Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Ausentes, China e Rússia rebatem Biden

04 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Joe Biden havia criticado ausência de líderes na COP26.
Joe Biden havia criticado ausência de líderes na COP26. (Crédito: MANDEL NGAN / AFP)

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, rebateu ontem (3) as afirmações do presidente americano Joe Biden sobre a ausência do presidente chinês Xi Jinping na Conferência do Clima da ONU (COP26), em Glasgow. Wenbin disse que a resposta chinesa às mudanças climáticas “é concreta” e apontou as conquistas recentes em reflorestamento e energia renovável.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, destacou que a Rússia leva o aquecimento global a sério e que as ações que o país toma contra as mudanças climáticas são “consistentes, ponderadas e sérias”. A ausência de Vladimir Putin também havia sido alvo de críticas de Biden os últimos dias.

“A tundra queima. Mas não vamos esquecer que as florestas também queimam na Califórnia, Turquia e outras partes do mundo”, rebateu Peskov. “Não minimizamos a importância do que está acontecendo em Glasgow. (Mas) As ações climáticas da Rússia não são orientadas para este ou aquele evento.”

Tanto Jinping quanto Putin associaram suas ausências à pandemia. A Rússia enfrenta um dos piores momentos da crise sanitária desde o registro dos primeiros casos. Já o chinês não deixa o país desde 2020, quando as primeiras infecções pelo coronavírus foram confirmadas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou na terça-feira (2) a ausência de Xi Jinping e Vladimir Putin, na COP-26. Para Biden, o não comparecimento deles significou um “dar de costas” para os sérios problemas ambientais enfrentados na cúpula e a perda de uma chance para se firmarem como lideranças mundiais. “A China está tentando ter, compreensivelmente, um novo papel como líder mundial e não aparece por aqui?”, questionou. (Das agências internacionais)