Alemanha entra em período de incertezas após eleições

Por AFP

As projeções indicam a volta do SPD de Olaf Scholz.

A Alemanha entrou ontem (27) em um período de incerteza após uma eleição em que os dois maiores partidos do país defendem o direito de governar a maior economia da Europa. O fato provoca indefinição sobre quem será o sucessor de Angela Merkel.

Liderados pelo ministro das Finanças e vice-chanceler Olaf Scholz, o Partido Social-Democrata (SPD) é projetado como o vencedor, com 25,7% dos votos, de acordo com resultados preliminares divulgados pela Comissão Eleitoral.

A aliança conservadora da União Democrata Cristã (CDU), de Merkel, e o partido aliado bávaro, CSU, liderado por Armin Laschet, teria 24,1% dos votos, o pior resultado de sua história de sete décadas.

O Partido Verde aparece em terceiro lugar, com 14,8%, seguido do Partido Democrático Liberal (FDP), com 11,5%, e da legenda de extrema-direita Alternativa para Alemanha, com 10,3%.

“Um governo dirigido pela União (CDU/CSU) é o melhor para o nosso país e nos sentimos igualmente comprometidos com os nossos eleitores”, destacou Laschet ontem, depois de ter reivindicado a chancelaria para seu movimento no domingo à noite.

“Nenhum partido”, nem mesmo o SPD, obteve “um mandato claro para governar”, insistiu. (AFP)