EUA iniciam retirada de tropas do aeroporto de Cabul, no Afeganistão

Ação acontece a quatro dias do prazo para conclusão da operação estabelecido pelo governo americano

Por Estadão Conteúdo

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

As tropas americanas começaram sua retirada do aeroporto de Cabul, informou o Pentágono neste sábado (28), a quatro dias do prazo para conclusão da operação estabelecido pelo governo americano. O Departamento não divulgou quantos militares permanecem no local.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou que o departamento tem informações sobre "ameaças muito reais" e "muito dinâmicas" contra as tropas que permanecem no aeroporto de Cabul, onde na quinta-feira, 26, um atentado terrorista deixou mais de uma centena de mortos, inclusive 13 militares americanos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, enviou milhares de soldados ao aeroporto enquanto o Taleban varria o Afeganistão no início deste mês para ajudar a retirar cidadãos americanos, afegãos em risco e outros estrangeiros do país. No auge da operação, havia 5.800 soldados americanos protegendo o local.

Autoridades americanas disseram que há uma preocupação crescente com a ameaça representada ao aeroporto por militantes do grupo Estado Islâmico-Khorasan (ISIS-K), com foco em ataques de foguetes e explosivos transportados por veículos.

Os EUA retaliaram neste sábado (horário local, noite de sexta-feira no Brasil) o grupo, matando dois membros de alto escalão e ferindo um terceiro, informou o governo americano. O ataque foi feito com drones e condenado pelo Taleban. (Com agências internacionais).